Google Analytics Alternative

ÓLEOS VEGETAIS, CANOLA E CÂNCER.

quarta-feira, 20 de abril de 2011
A pesquisa sugere o uso de óleo de canola no
consumo pode proteger contra o
desenvolvimento do câncer de cólon.

Parte das gorduras são prejudiciais à saúde, em excesso, porém outras são essenciais ao organismo. Há dois ácidos graxos que são essenciais ao organismo, o corpo não consegue fabricar, assim devem ser fornecidos dos alimentos que você consome. Ácidos graxos que chamamos de poliinsatrados, ácido linolenico e ácido linoleico.

Ácidos graxos essenciais que são encontradas em óleos vegetais e peixes de água fria, entre eles o ácidos linoléico ou ômega 6 e o ácido linolênico ou ômega 3, assim são denominados por causa de sua estrutura química.

As gorduras monoinsaturadas também são necessárias ao organismo provindas além do azeite de oliva, de oleagenosas, como variedades de castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, abacates.

Óleos vegetais como o de girassol, milho, gergelim, canola, soja, linho, além de amêndoas, castanhas, nozes, avelãs. fornecem gorduras do tipo ômega 6, já o ômega 3 encontramos em peixes de água fria, incluindo atum, sardinha, truta, salmão, além de sementes e óleo de linhaça, ovos enriquecidos com o ômega, nozes, soja.

Muitas dietas com quantidades insuficientes de gorduras excluem oleaginosas e óleos vegetais ricos em propriedades funcionais, fitoquímicos, vitaminas, minerais, além de gorduras saudáveis que protegem o corpo contra problemas cardiovasculares.
 
Um novo estudo considerou que o óleo de canola pode reduir a incidência de tumores do cólon em animais de laboratório, South Dakota State University. O estudo mostrou que o óleo de canola inibiu o número médio de tumores por rato em 58% em relação a uma das outras 2 dietas de controle do experimento, e inibiu o tamanho dos tumores que ocorreram em 90%. Entretanto, ao compararmos o óleo de linhaça e canola, o óleo de linhaça tem um nível muito maior de ômega 3, que são responsáveis ​​pelos benefícios à saúde - mais de 50% em comparação com cerca de 10% no óleo de canola
A pesquisa sugere o uso de óleo de canola no consumo pode proteger contra o desenvolvimento do câncer de cólon.

As recomendações para o consumo de gorduras é que não ultrapasse 30% do valor calórico total diário, detalhadamente, o consumo de gordura saturada deve ficar inferior a 7%, a poliinsaturada até 10%, e gordura monoinsaturada, encontrada especialmente no azeite de oliva até 20% e menor do que 1% de gordura trans do valor calórico total.

A dieta de países industrializados tem aumentado de forma quantitativa as calorias ingeridas por meio de gorduras, cerca de 35 a 40%, com altos níveis de ácido linoléico (ômega 6) e baixos de ácido alfa linoléico (ômega 3). Segundo as referências, a quantidade de ômega 6 consumida durante os últimos quarenta anos disparou para 250%, enquanto que de ômega 3 caiu em 40%.

Enquanto recomenda-se a manutenção da proporção 5:1 entre ômega 6 e 3 na dieta, proporção essa que pode influenciar na formação de neurotransmissores e prostaglandinas, fatores vitais para manter a função cerebral em equilíbrio, o consumo atual pode estar em 15 de ômega 6 para 1 de ômega 3. Nos EUA, essa proporção pode chegar até 40 de ômega 6 para 1 de ômega 3.

Fonte: Ekta Bhatia, Chaitanya Doddivenaka, Xiaoying Zhang, Ajay Bommareddy, Padmanabhan Krishnan, Duane Matthees, Chandradhar Dwivedi. Chemopreventive Effects of Dietary Canola Oil on Colon Cancer Development. Nutrition and Cancer, 2011; 63 (2): 242 DOI:
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário