Google Analytics Alternative

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE O GLÚTEN.

sexta-feira, 8 de abril de 2011
Indepentente de ter ou não doenças celíaca...
O glúten é uma proteína insolúvel em água que está presente no trigo, no centeio, na cevada e na aveia. A doença celíaca, intolerância ao glúten está mais comum do que algum tempo atrás.

O sistema imunológico de pacientes com a intolerância respondem a gliadina, presente no glúten, atacando os microvilosidades do intestino delgado, com a liberação de citoquinas, prejudicando a absorção de nutrientes.

Indepentente de ter ou não doenças celíaca...

* Muitas pessoas estão interessadas ​​em seguir uma dieta livre de glúten. Se uma pessoa sofre de sensibilidade ao glúten ou tenha desenvolvido a doença celíaca, que seguem uma dieta sem glúten isso pode ser benéfico por vários motivos. Assim, se uma pessoa tiver optado por seguir uma dieta livre de glúten, existem algumas coisas que ele ou ela pode estar interessado em aprender.

* A quinoa é isenta de glúten. Ao contrário de muitos alimentos de origem vegetal, a quinoa é uma proteína completa. Felizmente para as pessoas que tentam seguir uma dieta livre de glúten, arroz, milheto, milho e amaranto também são livres de glúten. Pessoas sensíveis ao glúten não precisam se sacrificar, mas precisam mudar. Por exemplo, em vez de comer pão de trigo, as pessoas com intolerância ao glúten podem comer pão feito com farinha de arroz. 

Como sabemos, a doença celíaca pode ser controlada com uma dieta isenta de glúten, o que para alguns pode ser um desafio. Conforme as referências, quase a metade dos pacientes quando iniciam uma dieta isenta de glúten, já possuem algum comprometimento do intestino.

Comer sem glúten não é difícil quando uma pessoa sabe o que procurar. Felizmente, existem muitas alternativas. Estar familiarizado com as variedades de grãos com e sem glúten e ler os rótulos dos produtos que não são bem conhecidos são a chave para o sucesso.

A dieta isente em glúten contribui à você PLANEJAR a quantidade de GRUPOS ALIMENTATES afim de impedir a inflamação e reduzir o risco de complicações crônicas. Você pode incluir estes alimentos, essencial à saúde: 

1. Cogumelos comestíveis: Os cogumelos contêm compostos de impulsionar o sistema imunológico, ajudando a prevenir doenças. A menos de 100 calorias por xícara, eles são bons para sua dieta também. Mas cuidado, você perderá os benefícios se não forem bem cozidos. (Note são pouco calóricos, ricos em vitamina D, vitaminas do complexo B como riboflavina, niacina...)

2. Soja (Porção: 1-2 porções por dia): Quando você for fazer compras procure por tofu, tempeh, leite de soja (bebida à base de soja) e grãos de soja. São boas fontes de proteínas e ajudam a proteger contra cânceres, como o câncer de próstata e câncer de mama. (Há controvérsias quanto à consumir somente produtos fermentados ou o grão e seus derivados, neste caso vale-se a moderação).

3. Os vegetais crucíferos: Os vegetais crucíferos pertencem à família do repolho que protegem contra o câncer. Procure repolho, couve-flor, brócolis, couve chinesa, couve e couve de bruxelas.

Dúvidas sobre o glúten, procure um profissional capacitado para lhe orientar. Busque saúde.

* Parte traduzido em Natural news, Facts you might not know about gluten, 08/04/11.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário