Google Analytics Alternative

ALIMENTOS E NUTRIENTES.

domingo, 3 de abril de 2011
O Equilíbrio Nutricional baseia-se em manter uma
adequada proporção de macronutrientes,
 suprir os micronutrientes e
 otimizar antioxidantes.
Os alimentos possuem diversos nutrientes associados e que contribuem não só aperda de peso, como também à saúde plena quando inseridos no cardápio de forma adequada. Ainda, possuem inúmeras propriedades funcionais que protegem o organismo, como substâncias antioxidantes.

OVOS: São alimentos de alto valor biológico. Os ovos são talvez o mais clássico e certamente menos caro forma de proteína. A American Heart Association afirma que um ovo por dia é seguro para pessoas saudáveis. Ainda, você pode incluir os ovos enriquecidos com ômega 3.

CARNES: Se você tiver cuidado em escolher um corte magro, você pode obter todas as proteínas com muito menos gordura saturada, entretando a gordura saturada em quantidades adequadas é de importância ao organismo. Um corte de carne magro terá menos gordura saturada e colesterol, sendo fonte de vitamina B12, zinco, ferro.

AVES: O frango, assim como proteínas de origem animal, é um alimento de alto valor biológico, rico em proteínas, se você aprecia a carne branca vai estar consumindo muito menos gordura. Para otimizar a dieta, retire a pele, que possui gordura saturada e colesterol.

PEIXES: Contém proteína e quase sempre pobres em gordura saturada. Mesmo os tipos que têm mais gordura, como o salmão, são uma boa escolha. Isso porque a gordura do peixe é geralmente um saudável tipo conhecido como coração, ácidos graxos ômega 3. Uma maneira prática de incluir os peixes são alimentos como sardinha e atum nos lanches.

SOJA: Os produtos derivados da soja podem oferecer uma dieta rica em proteína. Consumindo 25 gramas de proteína de soja diariamente pode também a manter os níveis de colesterol e proteger contra doenças cardíacas.

LEGUMINOSAS: Feijão, lentilha... fornecem proteína e fibras, juntos contribuem à saciedades.

LÁCTEOS: Leite, queijo, iogurte desnatados e não são apenas ricos em proteínas, eles também fornecem o cálcio para os ossos e sistema cardíaco.

GRÃOS INTEGRAIS: Pães e massas feitos com farinha refinada têm pouco a oferecer de nutrientes quando comparados com grãos inteiros, entre eles vitaminas do complexo B e fibras. Pães integrais, cereais e massas, são ricos em fibras, que oferecem nutrientes, dão saciedade e auxiliam na prevenção de doenças, incluindo doenças cardíacas, câncer.

FRUTAS, VERDURAS: Não importa se a ênfase é a proteína ou carboidrato, certifique-se de que as frutas e verduras estão no cardápio. Ricas em fibras, que garantem saciedade e nutrientes antioxidantes que previnem doenças e combatem o envelhecimento precoce.

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário