Google Analytics Alternative

QUE TIPO DE CARBOIDRATOS VOCÊ CONSOME?

quinta-feira, 21 de abril de 2011
Carboidrato simples? Complexos?
índice Glicêmico alto? Baixo?
Alimentos ricos em fibras?
Que tipo de carboidrato você consome?

A digestão dos carboidratos inicia na boca, com o envolvimento do alimento com a saliva. Carboidratos são compostos contendo carbono, hidrogênio e oxigênio, sendo preferência ao organismo à produção de energia rápida, sendo indispensável aos músculos e cérebro.

Os carboidratos são fontes de energia essencial às células e ao cérebro e fornecem menos calorias por grama, do que gorduras por exemplo. Além das quantidades de carboidratos consumidas, é o tipo de carboidrato que está sendo consumido e o índice glicêmico dos alimentos que fazem significativamente diferença. Carboidrato simples? Complexo? índice Glicêmico alto? Baixo? Alimentos ricos em fibras? Que tipo de carboidrato você consome?

Carboidratos complexos ("bons" carboidratos) são aqueles que ainda estão em seu estado natural, ou em outras palavras, não tenham sido processados ​​ou alterados. Os hidratos de carbono complexos são ricos em fibras, minerais, vitaminas. Os carboidratos complexos são digeridos mais lentamente e, portanto, fornecendo níveis de constantes de açúcar no sangue. As boas fontes de hidratos de carbono incluem:
• Vegetais, hortaliças; Frutas;
• Cereais e grãos integrais, como quinoa, arroz integral;

Um estudo realizado em Harvard concluiu que mulheres que consumiam pelo menos 2 porções de cereais integrais ao dia estavam menos propensas ao aumento do peso que do aquelas que consumiam grãos refinados.

Outro estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que mulheres que consumiam 3 a 4 porções de grãos integrais ao dia, apresentavam menor risco de doenças cardíacas comparadas as que incluiam grãos refinados, os que você encontra em pães, massas, biscoitos.
• Leguminosas, como feijões, lentilhas.

Carboidratos simples, são geralmente refinados, processados, que tiveram todos ou a maioria de seus nutrientes, como vitaminas, minerais e fibras removidos. Carboidratos simples são rapidamente convertidos em glicose no organismo que pode causar aumento de açúcar no sangue. Exemplos de carboidratos simples:
• Açúcar branco refinado, sucos de frutas e demais bebidas adoçadas, como refrigerantes;

O açúcar refinado é obtido por processo que extrai da cana ou beterraba, a sacarose, assim com a adição de aditivos químicos, retirando sais minerais, vitaminas, fibras, impurezas, transforma-se em um produto concentrado em sacarose, sem nutrientes, altamente calórico, que agrada muitos paladares, entretanto o consumo sem controle está sendo responsável pelo aumento da obesidade e de um maior consumo calórico no mundo.

• Grãos e cereais processados, como arroz branco, pão, massas.

O índice glicêmico
O índice glicêmico (IG) é o potencial que um determinado alimento tem de aumentar a glicose sanguínea ou carga de açúcar no sangue.
O consumo de alimentos ricos em carboidratos que são digeridos rapidamente fazem com que o açúcar, glicose, no sangue se eleve mais rapidamente, assim são alimentos de alto índice glicêmico, aumentando também a quantidade de insulina na corrente sanguínea, o que pode com o tempo sobrecarregar o pâncreas podendo levar a Diabetes Mellitus tipo 2.

Os alimentos que contêm carboidratos de digestão lenta, e portanto liberam glicose gradualmente na corrente sanguínea são os alimentos de baixo índice glicêmico. Os alimentos de baixo índice glicêmico devem fazer parte em maior quantidade na alimentação, pois dão maior saciedade, alguns contêm maior quantidade de fibras que outros, auxiliam no controle do peso. Porém, muitos alimentos com baixo IG, contêm grandes quantidades de gorduras, por isso a importância do acompanhamento nutricional, em especial aos diabéticos que necessitam de maior controle no consumo de carboidratos.

Como melhorar os carboidratos de sua dieta?

• Inlcua hortaliças em sua dieta, para quem gosta folhas verde escuras como rúcula, agrião, são boas opções; Dê preferência ao consumo de carboidratos que mais lentamente são absorvidos, como lentilha, feijões, ervilha, aveia, pêra, maçã, farelo de trigo. Saiba que o importante também é a combinação entre os alimentos.

Por Greice Caroline Baggio.

1 comentários:

{ Unknown } at: 2 de setembro de 2017 às 01:50 disse...

Trocar o arroz, a batata, macarraão e outros carboidratos por salada é uma maneira inteligentemente saudável de melhorar sua saúde. FAlamos sobre isso em nosso site pra colocar em nossos leitores o sinal amarelo que pode ajudar na saúde deles.

Postar um comentário