Google Analytics Alternative

RICA EM PECTINA, VEJA OS NUTRIENTES DA AMEIXA AMARELA.

terça-feira, 3 de novembro de 2015
Larry Hoffman / Flickr / CC BY 2.0

A ameixa-amarela, ameixa-japonesa ou simplesmente nêspera (Eriobotrya japonica) é uma fruta de origem asiática muito saborosa e rica em nutrientes. De porte médio e cor amarelada ou alaranjada ela possui uma polpa suculenta que já ganhou o paladar dos brasileiros. Típica de clima subtropicais, a nespereira é muito inidcada para pomares caseiros, pois é verdejante o ano inteiro e dá frutos entre maio a outubro com pico no mês de agosto. Por esse motivo, é uma ótima opção justamente no período de menor oferta de frutas in natura no mercado.

Entre as variedades mais comercializadas há a mizuho (oval arredondada), a fukuhara (oval) e a tanaka (oval alongada). O Brasil está entre os maiores produtores mundias da espécie, sendo a região Sudeste a que mais cultiva esse produto.

Benefícios
O Brasil possui inúmeras variedades de alimentos que podem fazer a diferença em uma dieta saudável. Contudo, muitas vezes falta conhecimento sobre o que eles podem realmente nos proporcionar. Apesar do pequeno destaque dado à nêspera em relação às demais frutas, ela possui muitos benefícios que podem ajudar a manter o organismo saudável e longe de doenças.

Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), a nêspera está entre as frutas que possuem uma quantidade razoável de pectina, uma fibra alimentar solúvel que mantém a sensação de saciedade por mais tempo. Essa proteína ajuda a manter baixo o colesterol e reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Presente também em frutas cítricas, como o limão e a laranja, a pectina é muito utilizada como base na fabricação de geleias e gelatinas.

A nêspera ajuda no desenvolvimento dos ossos e fortalecimento do sistema imunológico. Ela possui vitaminas do complexo B, carotenoides, pequenas quantidades de vitamina C e bons níveis de cálcio, magnésio, potássio e cobre. A presença desses minerais é crucial para o fortalecimento dos ossos, regulação do metabolismo, prevenção problemas no sistema nervoso e diabetes. Outro aspecto importante é que ela possui quase 50% das necessidades diárias de vitamina A, elemento fundamental para a formação dos pigmentos da retina e melhora da visão.

“Por ser rica em água, a nêspera combate a retenção de líquidos”, declara o nutricionista Rafael Soares. “Ela também pode prevenir doenças respiratórias, já que possui antioxidantes que funcionam como anti-inflamatório no organismo”, reforça o nutricionista. Suas baixas calorias e alto teor de fibras a tornam perfeita para quem deseja emagrecer.

Não é somente a fruta da nespereira que oferece benefícios à saúde. O chá feito a partir das folhas dessa espécie, por exemplo, é utilizado para tratar diarreia, tosse e dores de garganta. Já com as sementes são feitos licores e óleos. A fruta pode ser consumida in natura, em compotas, saladas, doces, sobremesas, bebidas e molhos. Soares alerta para o consumo excessivo, pois por não ser muito grande e ter poucas calorias, pode-se comer mais do que o indicado. O ideal é ingerir três porções alternadas por dia.

Fonte: Namu.

0 comentários:

Postar um comentário