Google Analytics Alternative

CHOCOLATE FUNCIONAL ALIA SABOR E BENEFÍCIOS.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015
Você já deve ter ouvido falar que o consumo de chocolate protege o coração e contribui para a melhora do humor. Mas, será que tudo isso é mesmo verdade? Como aproveitar, de fato, dos benefícios que este alimento pode oferecer?

A resposta para a última pergunta é: fazendo boas escolhas! Afinal, consumir aqueles chocolates mais populares (riscos em açúcares e gorduras) não oferece vantagens à saúde, mas, sim, riscos: ganho de peso; aumento do colesterol; diabetes; transtornos alimentares; entre outros.

É preciso saber, em primeiro lugar, que quando se fala em benefícios dos chocolates, eles se devem especialmente à presença de cacau. E é neste contexto que atualmente muito se fala sobre chocolate funcional.

Ana Luisa Vilela, médica nutróloga e especialista em emagrecimento de São Paulo, explica que a quantidade de cacau presente em um chocolate é o que ajuda a definir a funcionalidade deste alimento. “Quanto mais cacau no chocolate, mais saudável ele será”, diz.

Benefícios do cacau
A nutricionista funcional Helouse Odebrecht explica que os principais benefícios do cacau provêm de compostos chamados de polifenóis, que são produtos do metabolismo deste alimento que conferem benefícios à saúde. Dentre os quais podem ser citados:
Potente atividade antioxidante na prevenção de reações oxidavas ao corpo (como envelhecimento precoce, formação de placas de colesterol);
Proteção contra os danos ao DNA das células;
Propriedades anti-inflamatórias e anticancerígena;
Proteção cardíaca e vascular;
Propriedades antimicrobiana, antitrombótica, analgésica e vasodilatadora.

“Todas essas propriedades já comprovadas em estudos científicos”, ressalta a nutricionista.

Helouse comenta que o número de estudos sobre os polifenóis e benefícios presentes no cacau têm aumentado consideravelmente nos últimos anos, principalmente com relação à saúde humana. “Alguns trabalhos mais recentes têm procurado prever o teor de polifenóis em produtos derivados do cacau, e como o seu processamento afeta a sua qualidade nutricional e valor de polifenóis. O chocolate é um desses produtos derivados do cacau. Estes estudos buscam apresentar os aspectos tecnológicos que influenciam o perfil dos compostos fenólicos, durante as etapas de processamento. Avaliam a destruição dos mesmos que estão naturalmente presentes nas sementes”, diz.

“As pesquisas apontam que o teor do composto nutricional do chocolate é destruído principalmente nas etapas realizadas para o desenvolvimento do sabor de chocolate, as quais favorecem a diminuição da adstrigência e do amargor”, acrescenta a nutricionista.

Dessa forma, explica Helouse, a produção de chocolate ao leite ou amargo, excluindo o chocolate branco, apresenta um enorme potencial para inovação tecnológica, visto a necessidade de manutenção destes compostos importantes para saúde, sem prejudicar o sabor. “As empresas que desejam fazer um chocolate de boa qualidade e que ainda preserve seus benefícios, devem estar antenadas nas pesquisas, estudos e inovações, para promover uma menor redução das propriedades funcionais do chocolate”, conclui.

0 comentários:

Postar um comentário