Google Analytics Alternative

OPÇÕES DIFERENTES PARA O CAFÉ DA MANHÃ.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015
Abóbora cozida – Grupo Carboidratos
Ingredientes:
- ½ abóbora japonesa ou 4 pedaços de 10 cm de abóbora de pescoço, sem casca
- azeite de oliva

Modo de preparo:
Descasque a abóbora e corte em pedaços de 5 a 10 cm de comprimento. Em uma panela de pressão, coloque a abóbora, cubra-a com água e cozinhe até a panela pegar pressão, por uns 8 a 10min. Se preferir cozinhar em panela sem pressão, cozinhe por cerca de 20 a 25min. Sirva quente com azeite, manteiga ou algum azeite aromático.
Você pode utilizar o liquido do cozimento para uma sopa.
Você pode congelar também.

Batata doce chips – Grupo Carboidratos
Ingredientes:
- 1 batata doce sem casca

Modo de preparo:
Descasque a batata doce e corte em tiras finas. Espalhe em um prato e coloque no microondas por 3 a 4 minutos. Vire as batatas e coloque por msia 3 a 4 minutos. Fica uma delícia! 

​Batata doce cozida – Grupo Carboidratos
Ingredientes:
- 1 a 2 unidades de batata doce com casca
- azeite de oliva

Modo de preparo:
Descasque a batata doce e divida as maiores ao meio. Em uma panela de pressão, coloque o cará, cubra-o com água e cozinhe até a panela pegar pressão, por 8 a 10min. Se preferir cozinhar em panela sem pressão, cozinhe por cerca de 30 a 40min. Sirva quente com azeite, manteiga ou algum azeite aromático.
Você pode utilizar o liquido do cozimento para uma sopa.
Você pode congelar também.

​Cará cozido – Grupo Carboidratos
Ingredientes:
- 500g de cará
- azeite de oliva

Modo de preparo:
Descasque o cará e corte em pedaços de 5 a 10 cm de comprimento. Em uma panela de pressão, coloque o cará, cubra-o com água e cozinhe até a panela pegar pressão, por uns 10 a 15min. Se preferir cozinhar em panela sem pressão, cozinhe por cerca de 30 a 40min. Sirva quente com azeite, manteiga ou algum azeite aromático.
Você pode utilizar o liquido do cozimento para uma sopa.

​Cuscuz nordestino – Grupo Carboidratos
Ingredientes:
- 250g de flocão de milho
- 1 colher de chá de sal
- 1 xícara de água

Modo de preparo:
Em uma vasilha, coloque o flocão de milho, o sal e a água. Misture tudo. Descanse a massa por uns 5min e em seguida coloque em uma cuscuzeira e leve ao fogo pó 15min. Caso não tenha cuscuzeira, coloque a massa em um prato fundo e tampe com outro por cima. Embrulhe num pano de prato e encaixe sobre uma panela com água. Leve para ferver até que o cuscuz cozinhe no vapor.
Sirva com azeite ou manteiga aromática (derreta a manteiga em banho Maria e adicione as ervas em pó ou secas, misturando homogeneamente. Você pode coar ou não. Resfriada em geladeira, pode ser utilizada em pães, torradas ou carnes).

​Mandioca cozida – Grupo Carboidratos
Ingredientes:
- 500 a 700g de mandioca
- azeite de oliva

Modo de preparo:
Descasque a mandioca e corte em pedaços de 10 cm de comprimento. Em uma panela de pressão, coloque a mandioca, cubra-a com água e cozinhe até a panela pegar pressão, por uns 10min. Se preferir cozinhar em panela sem pressão, cozinhe por cerca de 15 a 20min. Sirva quente com azeite, manteiga ou algum azeite aromático.
Você pode utilizar o liquido do cozimento para uma sopa.
Você pode congelar também.

​Mandioquinha cozida – Grupo Carboidratos
Ingredientes:
- 300g de cará
- azeite de oliva

Modo de preparo:
Descasque a mandioquinha e corte em pedaços de 10 cm de comprimento. Em uma panela de pressão, coloque a mandioquinha, cubra-o com água e cozinhe até a panela pegar pressão, por uns 8 a 10min. Se preferir cozinhar em panela sem pressão, cozinhe por cerca de 30 a 40min. Sirva quente com azeite, manteiga ou algum azeite aromático.
Você pode utilizar o liquido do cozimento para uma sopa.
Você pode congelar também.

​Pão de mandioquinha – Grupo Carboidratos (sem glúten)
Ingredientes:
- 200 g de mandioquinha cozida
- 200 g de fécula de batata
- 2 ovos
- 1/2 xícara de água
- 1/4 xícara de óleo
- 1 tablete de fermento biológico (15 g)
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) açúcar

Modo de Preparo:
Bater tudo na batedeira. Colocar em forma de pão untada com óleo. Deixar descansar por aproximadamente 30 minutos. Assar em forno médio por cerca de 30 minutos.

​Pão Integral com sementes – Grupo Carboidratos 
Ingredientes:
- 1 ½ xícara (chá) de água morna
- 1 colher (sopa) de manteiga Ou ghee
- 1 colher (sopa) de açúcar orgânico Ou demerara
- 1 colher (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
- 2 colheres (sopa) de linhaça dourada moída
- 2 colheres (sopa) de semente de gergelim
- ¼ xícara (chá) de sementes de girassol crua sem casca
- 1 colher (sopa) de farinha branca
- 15g de fermento biológico (aquele para pão)
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
- 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo branca
- Farinha branca para polvilhar a massa

Material: 1 forma para pão retangular (26 cm X 12 cm X 5 cm de altura)

Modo de preparo:
Em uma bacia, coloque os ingredientes com uma colher na ordem acima, dissolvendo primeiramente a manteiga na água morna. Em seguida, adicione o açúcar, o sal, o azeite, a linhaça, o gergelim, a semente de girassol, a colher de sopa de farinha e o fermento (dica: coloque esse fermento em cima da farinha branca, para não embolotar). Depois, acrescente as xícaras de farinha integral e branca e amasse delicadamente com as mãos em superfície de pedra polvilhada com farinha branca. NÃO NECESSITA SOVAR. Colocar em forma de pão untada com manteiga e enfarinhada e levar para descansar em local morno, coberto, até dobrar de volume (depende do tempo, mais em média leva uns 30 minutos). Passado esse tempo, leve então para assar em forno a 150C por uns 40 minutos. Pode ser congelado.

​Tapioca – Grupo Carboidratos
Ingredientes:
- 1 xícara de água fria
- 500g de farinha de tapioca (pode ser também fécula de mandioca ou polvilho doce)
- sal a gosto
- óleo para untar (opcional)

Modo de preparo:
Numa tigela grande, deixe a farinha de molho com toda a água por no mínimo 2hs (pode ficar até um dia). A consistência precisa ficar como um bloco ou uma areia de praia úmida. Se ficar muito seca, adicione um pouco mais de água. Se ficar muito molhada, incline a vasilha para separar a água e depois dispensá-la (escorrer). Passe a massa por uma peneira resistente com auxilio de uma colher. Pode ser armazenada em um pote bem limpo na geladeira, por até 1 semana.
Escolha uma frigideira anti-aderente ou de ferro e unte com um papel levemente úmido em óleo ou azeite. Espalhe nesta frigideira uma camada nem fina nem muito grossa da massa de tapioca passada na peneira. Alise a massa para ficar bem macia ou apenas aperte-a levemente para que fique compacta. Leve ao fogo baixo e deixe por 1 a 2 minutos, até formar uma liga e ficar unida suficiente para poder virar o disco de lado. Utilize a ajuda de uma espátula para virar. Mantenha mais 1 a 2 min e vire novamente. Recheie e dobre como se fosse uma omelete. Sirva.

Omelete vegano de grão de bico (receita da Papacapim) – Grupo Proteínas
- 1 xícara de grão de bico cru (seco), de molho por 12 horas ou mais
- 2 e ½ colheres de sopa de farinha de linhaça
- 3 dentes de alho
- ¼ colher de chá de cúrcuma
- Uma pitada de ervas finas desidratadas
- 1 colher de chá de cheia de fermento
- Sal e pimenta do reino a gosto
- 1 cebola picada
- Salsinha a gosto picada
- Azeite

- Recheio (opcional): Espinafre refogado com alho e cebola, temperado com sal e pimenta do reino + tomates secos

Modo de preparo:
​Escorra o grão de bico demolhado e bata com 2 xícaras de água no liquidificador. Seja paciente e triture até ele se desfazer completamente. Esfregue um pouco da mistura entre os dedos pra conferir: ela deve ficar macia, sem pedacinhos inteiros. Junte a linhaça, o alho, cúrcuma, ervas, fermento, sal e pimenta do reino a gosto e bata novamente por alguns segundos. Transfira a mistura pra um recipiente grande e junte a cebola e a salsinha. Misture bem, corrija o sal e reserve. Aqueça uma frigideira grande (escolha a que grudar menos na sua casa) e com tampa. Quando ela estiver bem quente, espalhe um pouco de azeite, formando um filme. Despeje um pouco da mistura de grão de bico no centro da frigideira e use uma colher pra espalhar a massa, como se estivesse fazendo um crepe/panqueca (use por volta de 1 e 1/2 concha para cada omelete). A omelete deve ficar relativamente fina, porém mais espessa que uma panqueca. Tampe e deixe cozinhar em fogo médio-baixo por 8-10 minutos (o tempo de cozimento vai depender do tamanho da sua frigideira e, consequentemente, do seu omelete). Quando a superfície estiver seca, o omelete parecer firme e as bordas ligeiramente douradas, está na hora de virar.

​​Ovos ao forno – Grupo Proteínas ou para Passar no Pão
- 1 a 2 ovos
- sal a gosto

Modo de preparo:
Em uma forminha refratária de cerâmica ou vidro, quebre o ovo e polvilhe uma pitada e sal por cima. Cubra com papel alumínio. Leve ao forno pré aquecido, dentro de uma forma ou refratário com água. Após cerca de 10min, retire e sirva com azeite ou azeite aromático de sua preferência.

0 comentários:

Postar um comentário