Google Analytics Alternative

PARA REALIZAR EXERCÍCIOS FÍSICOS COM MAIOR RENDIMENTO O CAFÉ DA MANHÃ É FUNDAMENTAL.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015
O café da manhã é muitas vezes uma refeição subestimada por quem faz exercícios – em geral, porque o treino é muito cedo, e quase ninguém gosta de acordar de madrugada pra preparar a comida. Cuidado: é na primeira refeição do dia que o corpo recebe nutrientes e energia para praticar esportes. E a notícia boa é que, além de carboidratos e proteínas, até as gorduras “boas” estão liberadas – mas com moderação.

Segundo estudo publicado no periódico Diabetologia, desfrutar de um café da manhã com um número maior de calorias (e ter um jantar com um consumo pequeno de calorias) pode ajudar a controlar os picos das taxas de açúcar no sangue de pessoas que possuem diabetes – e isso também pode se aplicar a pessoas que não sofrem com a doença.

Segundo uma das autoras do estudo, a médica e professora da Universidade de Tel Aviv (Israel) Daniela Jakubowicz, pela manhã o organismo converte o alimento em energia, em vez de transformá-lo em gordura. Isso também ajuda a acelerar o metabolismo e leva à perda de peso, além de diminuir a fome e controlar o apetite ao longo do dia.

As gorduras “boas” – classificadas como insaturadas – são encontradas principalmente no azeite de oliva, no abacate, na linhaça, na chia, nas oleaginosas e nas sementes. Elas oferecem benefícios ao nosso organismo, como auxílio no controle do colesterol, para a saúde cardiovascular, além de possuírem ação antioxidante. Outro ponto importante é que as gorduras são digeridas e absorvidas lentamente, proporcionando maior sensação de saciedade durante todo o dia, por isso são perfeitas para o café da manhã.

Mas lembre-se: para um café-da-manhã “de rei”, as gorduras “boas” devem ser consumidas frias, pois elas perdem suas propriedades com a temperatura elevada. Além disso, elas devem ser consumidas com moderação, pois, apesar de terem todos esses benefícios, elas continuam sendo calóricas. O ideal é uma porção pequena delas pela manhã.

Para a nutricionista Alessandra Luglio, da Clínica P4B, as gorduras “boas” no café da manhã dão saciedade e fornecem nutrientes específicos que encontramos com mais dificuldade em alimentos pobres em gorduras. Tudo na nutrição está interligado. “Vitaminas lipossolúveis, alguns minerais e compostos bioativos precisam de gorduras para se manterem estáveis e serem absorvidos; a ciência moderna já comprovou que a ‘Era Fat Free” foi um grande engano”, afirma.

O equilíbrio nas refeições é a chave para manter a forma e ainda ficar bem de saúde. Nosso corpo funciona como uma máquina complexa, onde tudo é conectado e a alimentação é o principal combustível. Dica da nutricionista: Abacate batido com leite de castanhas, canela e mix de cereais ou granola. E você? O que anda comendo no seu café-da-manhã?

Fonte: Ativo.

0 comentários:

Postar um comentário