Google Analytics Alternative

FIBRAS E ANTIOXIDANTES NA ÚLCERA PÉPTICA.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015
Úlcera péptica é doença crônica caracterizada por desequilíbrio entre os fatores que danificam a mucosa e aqueles que a protegem, resultando em lesão mucosa do trato digestivo superior. Tem sido uma das doenças mais prevalentes no mundo, e algumas das suas complicações têm sido as principais causas da morbimortalidade a ela referida. A prevalência difere da população mundial entre as úlceras gástricas e duodenais, e a média de idade das pessoas portadoras é entre 30 e 60 anos, mas pode acontecer em qualquer idade. Também foi observada diferença racial e na África úlceras duodenais são consideradas raros em pessoas negras, mas nos Estados Unidos a incidência é a mesma para negros e brancos; em relação ao sexo, há predominância de úlceras em homens.

Úlcera péptica de causa multifatorial. Os elementos ambientais, tais como álcool e nicotina, podem inibir ou reduzir a secreção de muco e bicarbonato e o aumento da secreção ácida. Fatores genéticos podem influenciar, e os filhos de pais com úlcera duodenal são três vezes mais propensos a ter úlcera do que a população em gera. Nas últimas décadas, a identificação do Helicobacter pylori e a associação da úlcera com a utilização crônica de drogas antiinflamatórias, contribuíram para melhor compreensão dos eventos associados à ulcerogênese.

O uso de fibras alimentares no tratamento de úlcera péptica 
As propriedades fisicoquímicas das frações de fibras produzem diferentes efeitos fisiológicos do organismo. As fibras solúveis, encontradas na maçã, farinha de aveia e pera são responsáveis , por exemplo, para aumento da viscosidade do conteúdo intestinal. As fibras insolúveis (grãos integrais, granola, linhaça) aumentam o volume das fezes - reduzindo o tempo de trânsito no intestino grosso - e fazendo a eliminação fecal mais fácil e rápida. As fibras regulam o funcionamento do intestino, o que é vital para o bem-estar das pessoas saudáveis e para o tratamento dietético de muitos doenças.

Räihä et al.relataram grande número de pacientes com úlcera péptica com dietas pobres em fibras e antioxidantes. É aconselhável dieta rica em fibras para indivíduos com úlcera péptica (20-30 g /dia, de acordo com a OMS - Organização Mundial de Saúde), porque as fibras atuam como tampões, reduzem a concentração de ácidos biliares no estômago e o tempo de trânsito intestinal com menor distensão abdominal, diminuindo assim o desconforto e dor.

O uso de anti-oxidantes para a erradicação do Helicobacter pylori.
Alguns autores mostraram que o melhor tratamento é a erradicação da bacteria. Assim, alguns estudos em humanos usando antioxidantes para erradicar H. Pylori observaram que a vitamina C tem efeitos importantes na erradicação de bactérias em pacientes com úlcera péptica. Mas, estes estudos mostraram que as doses pequenas de vitamina C por um período mais longo de tempo tiveram resposta melhor, quando comparados com doses mais elevadas. Assim, observa-se que os pacientes com úlcera péptica por H. pylori podem usar até 500 mg/dia de vitamina C por um período de três meses, o qual não excede a UL recomendada de 2000 mg, de acordo com DRIs. 

Outro antioxidante usado para erradicar o H. pylori é a capsaicina presente na pimenta e pimentões. Estudos em animais mostraram que ela tem efeito na cura de lesões gastrointestinais. Da mesma forma, alguns pesquisadores estudaram o efeito da capsaicinoides em indivíduos com úlcera péptica por H. pylori ou aspirina e mostraram que essas substâncias são gastroprotetoras apenas em indivíduos com lesões induzidas por aspirina. É interessante notar que as pimentas podem estar associadas às irritações da mucosa gástrica, e podem não ter efeito gastroprotetor em alguns indivíduos com úlcera péptica.

0 comentários:

Postar um comentário