Google Analytics Alternative

2 RECEITAS SEM GLÚTEN.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015
Fonte: Guia da Semana.
O glúten é uma proteína vegetal presente no trigo, na aveia, no centeio, na cevada, no malte, e em todos os produtos que utilizam um desses ingredientes em seu preparo, como é o caso de bolos, pães, pizza, bebidas fermentadas como a cerveja. Apesar do modismo em torno da dieta sem glúten e lactose, não há estudos que confirmem benefícios da retirada dessas substâncias por indivíduos que não apresentem sensibilidade ao glúten. Uma dieta sem glúten não é mais saudável que uma dieta em que há presença de produtos com glúten. O sucesso do emagrecimento vai depender de todo o contexto alimentar.


Porém, quem tem doença celíaca, a intolerância ao glúten, ou realmente não se sente bem depois de consumir esse ingrediente, deve já ter recebido a recomendação médica de cortá-lo da dieta. E aí você vai perceber que não é tão fácil assim seguir essa restrição.


Pizza rápida sem glúten
Ingredientes
1 copo (200g) de farinha de arroz
1/2 copo de polvilho doce
1/2 copo de polvilho azedo
1/2 copo de amido de milho
1 colher de chá de sal
1 colher de chá rasa de açúcar
2 colheres de sopa de sementes de chia ou linhaça
1 colher de chá de cmc (carboximetilcelulose) ou goma xantana (ajuda na liga das massas sem glúten)
1 colher de sopa de fermento químico seco
3 colher de sopa de azeite (ou óleo)
2 ovos inteiros (gema sem pele)
1 colher de sopa de vinagre de maçã
180 ml de água
Modo de preparo
Em uma tigela misture todos os ingredientes secos. Em outro recipiente misture os ingredientes líquidos. Fala um buraco no centro dos ingredientes secos e inclua os líquidos. Mexa com uma colher até misturar bem e formar uma massa homogênea. Unte uma forma de pizza e espalhe a massa alisando com as costas de uma colher grande, umedecida em água. Leve ao forno 180ºC para pré-assar, por cerca de 20 minutos. Retire do forno, cubra com bastante recheio de sua preferência, pode ser muçarela e orégano. Leve de volta ao forno até o queijo derreter ou os ingredientes dourarem.

Pão de batata doce sem glúten

Ingredientes
1 1/2 xíc de polvilho azedo
1 ovo
100g de batata doce cozida
1 colher de sopa de azeite
1 colher de café de sal
1 colher de sobremesa de fermento químico em pó
2 fatias de queijo de sua preferência
Modo de preparo
Amasse a batata doce cozida, acrescente o ovo, o queijo em pedaços pequenos, o sal e o azeite. Misture tudo e logo adicione o polvilho e o fermento. Misture manualmente até ficar uma massa homogênea e amasse até a massa soltar dos dedos e ficar bem lisa. Separe a massa em bolas pequenas e coloque lado a lado em uma forma untada com azeite ou forrada com papel manteiga. Leve ao forno ´pré-aquecido 180ºC por cerca de trinta minutos. A receita rende, em média, 8 pãezinhos.

0 comentários:

Postar um comentário