Google Analytics Alternative

CHÁ VERDE E CACAU PROTEGEM CONTRA COMPLICAÇÕES DO DIABETES.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015
Os efeitos benéficos do chá verde e do cacau, como antioxidantes e anti-inflamatórios, têm sido bastante difundidos.

Pesquisadores brasileiros, coordenados pelo professor José Butori de Faria, nefrologista da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), estão descobrindo várias novidades nesta área.

Eles demonstraram que o cacau e o chá verde podem atuar também como coadjuvantes na prevenção ou no tratamento de complicações renais e de problemas da retina decorrentes do diabetes.

"Partimos da hipótese de que esses produtos poderiam ser benéficos por reduzir o estresse oxidativo e a inflamação e aumentar a taxa de óxido nítrico (NO), que é um vasodilatador cuja presença se encontra diminuída no quadro diabético. Então, estudamos separadamente os efeitos do chá verde, do cacau e de um doador de óxido nítrico. E constatamos benefícios reais tanto do chá verde quanto do cacau," explicou o professor José Butori.

A pesquisa já gerou 10 artigos científicos em revistas especializadas.

Nefropatia e retinopatia
A pesquisa utilizou modelos experimentais (camundongos e ratos) com diabetes induzido e culturas de células (de camundongos e humanas) expostas a alta concentração de glicose para mimetizar o diabetes.

Os estudos constataram que diversos mecanismos de lesão dos rins ou das retinas foram revertidos por meio do chá verde ou do cacau.

"Além de seu conhecido efeito antioxidante e anti-inflamatório, demonstramos, de forma rigorosa, que o chá verde faz diminuir a morte programada (apoptose) dos podócitos, as células que formam a barreira que restringe a passagem de proteínas do sangue para a urina. A passagem de albumina para a urina é a principal alteração renal do indivíduo diabético", informou o pesquisador.

Teobromina
Os efeitos benéficos tanto do chá verde quanto do cacau têm sido atribuídos à presença de polifenóis: no caso do chá verde, à epigalocatequina-galato, e, no caso do cacau, à epicatequina.

Mas os pesquisadores brasileiros demonstraram que essa hipótese estava incorreta, porque o cacau atuou de forma positiva mesmo quando eliminado o polifenol.

"Para investigar o efeito da epicatequina, utilizamos dois tipos de cacau. Um, rico na substância; outro, do qual a substância tinha sido retirada. E, a despeito do que supúnhamos, também este último apresentou efeito protetor contra as complicações associadas ao diabetes. Isso jamais havia sido descrito pela literatura especializada. Então, escrevemos um trabalho afirmando que a teobromina, que é uma metil-xantina, talvez fosse responsável pelo efeito. Posteriormente, foram publicados outros estudos corroborando nossa opinião", afirmou o professor José Butori.

0 comentários:

Postar um comentário