Google Analytics Alternative

10 ALIMENTOS ANTIINFLAMATÓRIOS.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015
Top 10 Alimentos Anti-inflamatórios.
É amante de montanhismo e escaladas? Do ciclismo e das corridas? Com certeza você adora praticar esportes e não pensa em parar! Mas o desgaste e a possibilidade de lesões sempre existe para quem pratica regularmente qualquer tipo de atividade física. Para muitos atletas, a inflamação crônica é comum e pode ser prejudicial para o desempenho esportivo ou no pior dos casos, pode até impedir a prática de qualquer tipo de atividade!

O que é uma inflamação?
A inflamação é a resposta imunológica do corpo aos estímulos nocivos (patógenos, irritações, micróbios, células danificadas, lesões, etc.) Em outras palavras é a reação do organismo às lesões ou infecções.

A inflamação crônica ocorre quando as irritações permanecem por períodos prolongados. As inflamações podem durar semanas, meses ou no pior dos casos, até mesmo toda uma vida. Mas também pode ser sutil, escondida no intestino, onde você não verá qualquer evidência de inflamação, e você poderá sentir os efeitos ao longo do tempo. Alguns tipos de inflamações crônicas podem levar a doenças cardíacas, câncer, diabetes, artrite ou até Alzheimer.

Um grito de Socorro do seu Corpo.
A inflamação crônica não necessariamente aparece pelas atividades físicas de um atleta. Pode inclusive significar que seu corpo está dizendo que alguma coisa está errada ou que está faltando algo, podem ser vitaminas, minerais ou antioxidantes. Lembre-se que o estado de nossa saúde total, também depende do que colocamos no nosso corpo. Com alimentos anti-inflamatórios, o corpo vai ficar mais forte, vai se recuperar mais rápido e vai obter melhores resultados em qualquer esporte que pratique.
Por isso, a Fitness Magazine Brasil preparou uma lista com 10 super alimentos anti-inflamatórios que não devem faltar na sua dieta:

1) Sementes de cânhamo.
Estão repletas de omega-3, ácidos graxos essenciais que ajudam a reduzir a inflamação. Como o nosso corpo não produz esses ácidos graxos, a única maneira de obtê-los é através dos alimentos. Eles também podem ser encontrados nas sementes de chia, sementes de linhaça e nozes. Algumas outras fontes naturais de omega-3 são o inhame, rabanete, manjericão e brócolis.

2) Cúrcuma.
Cúrcuma contém vitamina B6, ferro e magnésio. Essas propriedades são ótimas para reduzir a inflamaçaõ, ajudando o crescimento de células vermelhas no sangue e a manter o sistema imunológico saudável. Adicione a cúrcuma à suas comidas!

3) Gengibre!
Contém compostos anti-inflamatórios, chamados gengiróis. Consumir gengibre regularmente pode ajudar a reduzir a dor muscular e inchaço, que são muitos frequentes nas pessoas que praticam esportes. O gengibre é perfeito para se consumir em bebidas (chás, smoothies, sucos) ou nas comidas!

4) Muito Feijão!
O feijão é um alimento cheio de proteínas e carregado de antioxidantes que ajudam a reduzir a inflamação. Muitos atletas obtêm proteínas por meio de carnes, infelizmente algumas carnes podem estar lotadas de hormônios, esteroides e antibióticos. Que tal obter parte das nossas proteínas do delicioso feijão?

5) Que Seja Extra Virgem!
Azeite Extra Virgem contém uma poderosa quantidade de antioxidantes, assim como ácido oleico (poderoso ácido graxo que diminui a inflamação). O azeite extra virgem é muito fácil de adicionar às nossas refeições, nos molhos, saladas ou como você preferir!

6) Sucos, não podem faltar.
O Suco natural é uma maneira muito gostosa de obter uma boa dose de vitaminas, minerais e antioxidantes para nutrir nosso corpo e combater todos os tipos de inflamação. Um suco por dia com certeza vai fazer a diferença!

7) Cerejas!
Cerejas contêm uma boa quantidade de antocianinas e antioxidantes que podem ajudar a reduzir os efeitos dos danos musculares ao longo do tempo. Consuma em sucos, geleia ou comendo diretamente, você decide!

8) Seja Verde.
Folhas verdes como espinafre, couve, alface entre outras têm alta concentração de vitamina E, cálcio e ferro que em nosso corpo têm a função de fazê-lo funcionar em melhores condições! Inclusive ajudando como um poderoso anti-inflamatório. Já tentou fazer um suco ou smoothie totalmente verde? E nas saladas, o verde não pode faltar!

9) Abacaxi.
Abacaxi contém uma enzima anti-inflamatória chamada bromelina. A bromelina ajuda a diminuir a dor o inchaço e hematomas. Além de ser delicioso, pode ser muito refrescante após seu treinamento!

10) Alho! 
Não apenas adiciona sabor, contém um composto de enxofre que pode impulsionar seu sistema imunológico e combater a inflamação. Com certeza ele não faltará na sua cozinha pois é um grande aliado para nossa saúde!

Atletas tenham cuidado!
Muitas pessoas usam bebidas energéticas e suplementos durante seus treinos para obterem melhores resultados, mas tenha cuidado, use com moderação, sempre leia as etiquetas e saiba o que está consumindo. Algumas substâncias podem causar inflamações e fazer com que sua recuperação pós treino seja mais lenta. Comer de forma saudável, beber muita água e um bom descanso são o melhor caminho para reduzir todos os tipos de inflamação!

Você tem uma rotina para prevenir ou diminuir a inflamação? Qual é sua comida anti-inflamatória favorita? Adoraríamos saber como você combate as inflamações.

0 comentários:

Postar um comentário