Google Analytics Alternative

ALÉM DE DAR SABOR AOS PRATOS DOCES E SALGADOS, CARDAMOMO É RICO EM NUTRIENTES.

sábado, 14 de novembro de 2015
O cardamomo é uma especiaria conhecida por aromatizar pratos salgados, doces e bebidas como café e chá. Com um aroma intenso e gosto forte, dá um sabor levemente apimentado para as preparações. Mas, além disso, também possui vitaminas e nutrientes que contribuem para a saúde.

Veja como utilizar a semente nas refeições e aprenda receitas para aproveitar todos os seus benefícios.

Semente é utilizada para temperar pratos e bebidas. Fotos: iStock, Getty Images

Benefícios do cardomomo para a saúde
O cardamomo vem de uma planta da mesma família do gengibre e nasce dentro de uma cápsula verde. Tem origem no sul da Índia e é um tempero utilizado na culinária do mundo todo. É colhido verde e colocado para secar tradicionalmente em fornos a carvão, por três dias, ficando com uma aparência seca e de cor clara.

Possui carboidratos e fibras alimentares, que ajudam no bom funcionamento do organismo. Também contém gorduras, minerais como sódio, potássio, ferro, cálcio e magnésio, além de vitamina A, B e C. Com isso, o cardamomo melhora a digestão, aumenta a circulação do sangue, controla a pressão arterial e ainda melhora a saúde da pele e dos cabelos.

A semente combina muito bem com frutas cítricas, maçã, pêra, manga e com salada de fruta sou frutas cozidas. Também pode compor receitas com leite, creme ou iogurte. É um componente essencial de várias misturas de temperos indianos e árabes.

Na Índia, por exemplo, é mastigado após as refeições para branquear os dentes e refrescar o hálito. Na Escandinávia, é usado na confeitaria para aromatizar bolos, tortas e biscoitos. No Brasil, especificamente no Rio Grande do Sul, é utilizado no chimarrão para dar mais sabor à bebida típica da região.

Filé de frango ao molho de cardamomo, imagem ilustrativa
Receita: Filé de frango ao molho de cardamomo
Ingredientes:
- 2 filés de peito de frango
- 20g de farinha de trigo
- 80ml de vinho branco seco
- 3 sementes de cardamomo
- 50g de manteiga integral sem sal
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino branca (moída na hora)
- Cominho a gosto.

Modo de Preparo
Para começar, tempere os filés com sal, pimenta e um pouco de cominho. Polvilhe farinha por cima. Em uma frigideira aquecida, coloque a manteiga e comece a grelhar a carne, deixando dourar dos dois lados. Após, reserve os frangos em local aquecido enquanto prepara o molho.

Derrame o vinho branco na mesma frigideira, abra as sementes de cardamomo e inclua-as no molho. Deixe reduzir e, por fim, adicione a manteiga gelada com cuidado. Mexa até formar um molho com bastante brilho. Sirva por cima dos filés.

0 comentários:

Postar um comentário