Google Analytics Alternative

2 FATORES FUNDAMENTAIS A MANUTENÇÃO DO PESO ADEQUADO.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015
1. Comer de 3 em 3 horas ajuda a emagrecer.
Especialistas explicam que, quando o objetivo é perder peso, mais importante que o intervalo entre as refeições é a quantidade de calorias ingeridas. Ou seja, não adianta comer de 3 em 3 horas se forem consumidos os alimentos errados.

Porém, com refeições mais seguidas e um cardápio balanceado, é possível garantir o bom funcionamento do organismo e até mesmo ajudar no processo de emagrecimento. Tudo depende da combinação de outros hábitos saudáveis, além do tempo entre uma refeição e outra.

Por que comer de 3 em 3 horas?
Acredita-se que, com um intervalo menor entre as refeições, a pessoa coma porções menores e acelere o metabolismo, facilitando a digestão e, consequentemente, a perda de peso. Porém, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há evidências científicas de que esse procedimento diminua os riscos de engordar.
Cereais integrais ajudam a matar a fome fora de hora. Foto: iStock, Getty Images

Para o endocrinologista Rafael Fantin Sik, comer de três em três horas não garante o emagrecimento, mas pode ajudar. “Com fome, alimentamo-nos mais rápido e com uma maior tendência a escolher alimentos hipercalóricos, não dando tempo suficiente para os hormônios da saciedade e da redução do apetite agirem. Então, acabamos comendo mais calorias do que deveríamos”, explica.

Quando o organismo fica muito tempo em jejum, por pular refeições ou ingerir menos calorias que o necessário, o corpo entende que deve fazer uma reserva energética para suportar longos intervalos sem comida. Essa reserva, muitas vezes, acaba contribuindo para o acúmulo das indesejadas gorduras localizadas.

Além disso, ficar muito tempo sem comer também é um fator de risco para o cansaço, pois, como a reserva de energia do corpo é armazenada por cerca de três horas, após esse período ela é absorvida e o organismo procura outra fonte, retirando energia dos músculos. Isso faz com que a pessoa perca massa magra e fique mais cansada.

Porém, além de comer a cada três horas, evitando-se um intervalo muito grande entre as refeições, é importante também controlar a quantidade de calorias ingeridas. De nada adianta alimentar-se mais seguidamente se forem consumidos alimentos errados.


2. Alimentos com calorias vazias são amigos da balança
Os alimentos com calorias negativas podem ajudar a diminuir o seu percentual de gordura. Segundo a nutricionista Marlise Stefani, eles nada mais são que opções ricas em fibras e fontes hídricas, exigindo trabalho redobrado durante a digestão. “São alimentos que têm menos calorias do que o corpo necessita para digeri-las”, explica.

Encontrados em qualquer feirinha, esses ingredientes contêm altos níveis de nutrientes que são essenciais para a manutenção do organismo. Frutas e hortaliças fazem parte desse grupo e devem entrar já na sua lista de compras! Conheça mais sobre as calorias negativas e veja como emagrecer sem descuidar da saúde.

Abacaxi e outras frutas são alimentos com as chamadas calorias negativas. Foto: iStock, Getty Images

Cuidado com as calorias negativas
Entre as opções para secar a barriga estão frutas (abacaxi, laranja, limão, maçã, morango, melão, tangerina e pêssego) e outros vegetais (alface, beterraba, brócolis, couve-flor, espinafre, pimentão, repolho e tomate). Porém, não basta recorrer a eles indiscriminadamente.

Qualquer dieta deve ser acompanhada por um nutricionista. Para não baixar a imunidade e perder músculo em vez de gordura, você deverá aliar os alimentos com calorias negativas à ingestão de proteínas e carboidratos.

A energia encontrada nesse último grupo é essencial para manter a pessoa ativa durante as atividades do dia a dia. Por isso, aposte no arroz integral, na goma de tapioca e na batata-doce, sempre com orientação profissional para montar o cardápio. Atividades físicas regulares também ajudam a emagrecer e conquistar o corpo tão desejado.

0 comentários:

Postar um comentário