Google Analytics Alternative

LANCHES COM POUCAS CALORIAS.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015
Para manter uma alimentação saudável ou eliminar os excessos – no prato e no corpo –não é preciso seguir uma ditadura alimentar. Censurar alguns alimentos é recomendado, mas o fundamental, embora clichê, é manter a disciplina e evitar sucumbir à fome.

Além da refeição balanceada e do prato colorido, outro grande aliado da dieta é o lanchinho da tarde. Usada com moderação e critérios, a minirrefeição nocauteia a ansiedade, sacia a fome (ou a vontade de comer) e evita excessos e pecados.

A regra não é geral e a escolha da refeição deve ser feita de acordo com o estilo de vida dos aspirantes a magros e saudáveis. Carolina Ribeiro, nutricionista funcional da Clínica Dermatológica Juliana Neiva, no Rio de Janeiro, explica que o valor calórico limite é variável, depende do peso e do objetivo de cada um. O ideal, defende a especialista, é buscar produtos naturais e ingerir pequenas porções entre o almoço e o jantar.

O grande vilão de tal recomendação, alerta Carolina, é considerar um pão de queijo, ou os deliciosos (e gordos) salgados de padaria como uma opção de lanche. Bolachas de água e sal e barrinhas de cereais, supostamente leves, também devem permanecer apenas nas prateleiras dos supermercados.

“A indústria alimentícia investe em uma linguagem assertiva, oferecendo produtos com cara de magros, mas extremamente prejudiciais para quem deseja emagrecer.”

Cuidados
A nomenclatura light e diet são sedutoras. Quando não entendidas, porém, provocam um resultado bastante negativo. Comer um chocolate diet nem sempre é vantajoso na balança.

“O chocolate diet tem mais calorias, mas não tem açúcar, é feito com adoçante. É preciso ter bem claro essa diferença antes de investir nesses alimentos”, diz a especialista.

Outra dica é: não tenha medo da gordura. Castanhas, ou frutas como açaí e abacate, quando usadas com moderação, ajudam a emagrecer e saciam a fome.

"A gordura vegetal é boa para o organismo e não deve ser abolida. A gordura animal é que, em excesso, representa risco à dieta e deve ser evitada.”

Os sucos são uma ótima opção para abrandar a fome, mas devem ser feitos com fruta e água. “Para fazer um suco de laranja, são usadas, no mínimo, quatro unidades da fruta, número bem maior do indicado para o lanche da tarde. Nesse caso, comer uma porção da fruta é mais indicado.”

- Um copo pequeno de salada de frutas com 1 colher de sopa de granola sem açúcar.

- Ovos de codorna (6 unidades).

- Chocolate amargo 70% (20g ou um tablete).

- Uma fatia de melancia, abacaxi ou uma pera.

- Um punhado de frutas desidratadas (damasco, uva passa e banana passa).

- Azeitonas (6 unidades).

- Uma fatia de média de queijo branco cortado em cubinhos com azeite e orégano.

- Uma banana amassada com uma colher sopa de aveia e uma colher de chá de mel.

- Um sanduíche (1 fatia de pão integral cortado ao meio), com duas unidades de mussarela de búfala, e uma unidade de tomate seco (lavar bem o tomate para tirar o óleo).

- Um copo de suco de fruta.

- Cenouras baby (6 unidades).

- 1 xícara de café de mix de castanhas, nozes e amêndoas.

- Um pote de iogurte light.

- Sanduíche quente de pão árabe pequeno integral com uma fatia média de queijo minas derretido (opcional: usar orégano).

- Uma torrada integral com pasta de grão de bico (uma colher de sopa) ou de atum com requeijão light, ou com ricota temperada com azeite e azeitonas.

Fonte: Saúde ig.

0 comentários:

Postar um comentário