Google Analytics Alternative

INGREDIENTES DO BOM HUMOR.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015
Para manter bom humor, não basta estar com as contas em dia e ter motivos para felicidade o tempo todo. A falta de algumas substâncias e o excesso de outras pode causar uma série de reações indesejáveis. A nutricionista Flávia Cesar Raduam, coach de saúde e emagrecimento, da Clínica New Quality, de São Paulo, diz que alguns alimentos são capazes de estimular substâncias responsáveis por regular o estado emocional.

Ação no cérebro
Segundo Flávia, que é também especialista em Biomolecular, Fisiologia e Biomecânica do exercício físico, os nutrientes atuam na formação e liberação de neurotransmissores (serotonina, dopamina e noradrenalina), no Sistema Nervoso Central, responsáveis pelo estado de humor. Eles respondem pela comunicação entre as células no cérebro e, para executarem bom papel, devem estar em níveis adequados.

A produção de serotonina depende da ingestão de alimentos fontes de triptofano e de carboidratos. Já a dopamina e a noradrenalina são produzidas com o auxílio da tirosina, aminoácido importante na alimentação. Mas as vitaminas do complexo B e alguns minerais também estão envolvidos na modulação do humor. 

Não existe fórmula milagrosa para ser feliz e ter sempre bom humor, mas algumas escolhas alimentares saudáveis podem contribuir. Ser mais feliz depende das escolhas, inclusive alimentares.

Exemplos de alimentos que favorecem o bom humor 
Aveia: cereal rico em triptofano, aminoácido fundamental na liberação da serotonina.

Banana (madura): rica em carboidrato e triptofano. O carboidrato ajuda na formação do triptofano e este é matéria prima para formar a serotonina. A banana também é fonte de potássio, importante na regulação sódio/potássio, prevenindo confusão mental. É rica em vitamina B6, que gera energia. Possui baixo indice glicêmico. 

Brócolis, espinafre, couve, agrião, salsinha e demais folhas verde-escuras: são ricas em ácido fólico e vitaminas do complexo B. O ácido fólico atua no sistema nervoso central, é importante na formação da serotonina que previne depressão, fundamental para a formação e manuntenção da membrana da célula nervosa (mielina).

A deficiência de ácido fólico se associa a distúrbios neurológicos, depressão e déficit cognitivo, má formação fetal (importante para gestantes) e demência no envelhecimento. As folhas em geral também são ricas em clorofila e magnésio. A clorofila ajuda a desintoxicar o organismo como um todo e o magnésio, que participa na transmissão dos impulsos nervosos e musculares, é importante no estresse. 

Alface: tem efeito calmante, dado pela lactucina presente no talo da planta. O talo também é rico em lítio, presente no miolo ou talo central da alface, que age diretamente no controle do eixo de serorotonina e dopamina, controlando ansiedade e depressão. O fosfato presente, entre outras ações previne confusão mental. Pode ser ingerido na forma de salada, chá com efeito calmante ou no preparo de sucos de clorofila que tem ação desintoxicante. 

Iogurte e leite (para quem não tem intolerância): é fonte de tripotofano, fundamental na formação da serotonina. 

Gema de ovo: rico em colina, fundamental para formação e manutenção da memória, melhora a função cognitiva; importante na coordenação motora. 

Pimenta: rica em capsaicina , substância antioxidante e que aumenta os níveis de endorfina, substância associada ao prazer e bem-estar. As pimentas de cheiro, vermelha e malagueta são as melhores para o humor. 

Gorduras saudáveis: quase todas as funções cerebrais dependem de ácidos graxos essenciais, os quais formam cerca de 60% da estrutura do cérebro. 

Sementes como de gergelim, girassol, abóbora e castanhas em geral: são fontes de gorduras saudáveis w 6 e w 9, sem colesterol, proteínas e sais minerais, devem ser ingeridas com moderação devido ao valor calórico. São fontes naturais de vitamina E, que tem importante ação antioxidante, fundamental no estresse e prevenção do envelhecimento acelerado.Também são ricas em triptofano que além de auxiliar na manutenção do bom humor, colaboram na qualidade do sono. 

Arroz integral: rico em vitamina B1, importante para o sistema nervoso. A vitamina fica preservada na camada externa do arroz, removida quando se produz o arroz branco. 

Vitamina C (laranja, limão), Betacaroteno (cenoura e mamão), Licopeno (tomate e melancia), Bioflavonóides (uva): alimentos fontes de antioxidantes, que se correlacionam com o sistema nervoso pelo fato de prevenirem danos às células nervosas e aos neurônios, uma vez que neutralizam a ação dos radicais livres, que provocam danos e alterações na estrutura das células levando ao processo acelerado de envelhecimento e doenças.

0 comentários:

Postar um comentário