Google Analytics Alternative

9 GRAMAS DE CHOCOLATE AMARGO JÁ PROMOVE MUITOS BENEFÍCIOS À SAÚDE.

sábado, 28 de novembro de 2015
Por se tratar de um alimento apreciado no mundo todo, o chocolate vem sendo alvo de inúmeras pesquisas que comprovam benefícios a saúde quando se trata do chocolate amargo. Quanto mais cacau tem o chocolate, mais amargo é e menos açúcar e gordura ele tem. Benefícios cardiovasculares são os mais apontados pelos especialistas, porém, vantagens ligadas a memória, bem estar e prevenção a doenças também já foram relatados por estudos.

O coração é o órgão mais beneficiado pela ingestão do chocolate amargo. Seu consumo melhora o fluxo arterial e faz bem à saúde cardiovascular por diminuir a tendência de coagulação das plaquetas e de obstrução dos vasos sanguíneos. Ajuda a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim). Cientistas da Universidade de Linkoping, na Suécia, descobriram que a versão amarga inibe uma enzima no organismo conhecida por elevar a pressão arterial. O resultado positivo é atribuído às catequinas e procianidinas, antioxidantes encontrados na iguaria.

O chocolate amargo também tem flavonoides, substância que protege o coração e diminui a inflamação dos vasos até mesmo no cérebro, além de dar mais energia e reduzir a ansiedade. Os especialistas afirmam que as pessoas devem consumir uma dose moderada de chocolate, cerca de 9 gramas por dia.

Os flavonoides também foram responsáveis pela melhora da capacidade cognitiva em pessoas mais idosas. Cientistas franceses acompanharam 1640 pessoas com média de idade de 77 anos durante uma década. Quem seguia uma dieta com alimentos ricos em flavonóides, caso do chocolate amargo, teve menor declínio das funções cognitivas.

Destacando a prevenção de doenças, um estudo da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, afirma que o chocolate pode ajudar a combater o câncer de intestino. Isso porque algumas moléculas presentes no cacau, chamadas de procianidinas, possuem propriedades antioxidantes, que serviriam para proteger as células das degenerações do tumor.

Quem não sente aquele prazer quando ingere chocolate? A sensação de bem-estar causada pelo chocolate encontra respaldo na ação da endorfina e da dopamina, relacionadas ao relaxamento. Cientistas afirmam que esse alimento aumenta a produção dessas substâncias tão importantes para o bem-estar nas pessoas.

Durante aquela fase da vida que a maioria das mulheres deseja que as coisas ocorram perfeitamente bem, o chocolate amargo também se mostrou importante e estudos apontam que o alimento ingerido durante gravidez pode ajudar a prevenir a pré-eclâmpsia (hipertensão). Uma pesquisa da Universidade Yale, nos Estados Unidos, sugere que mulheres que saboreiam o chocolate ao menos cinco vezes por semana estão 40% menos propensas a desenvolver o problema do que aquelas que a consomem menos de uma vez. O composto teobromina, encontrado principalmente nas variedades amargas e meio-amargas, pode ser o responsável pelo benefício.

0 comentários:

Postar um comentário