Google Analytics Alternative

FERRO CONTRA A FADIGA EM MULHERES.

terça-feira, 31 de julho de 2012
Os suplementos de ferro geralmente são recomendados para tratar a fadiga em mulheres, mas são poucas as comprovações de seus efeitos no organismo.

Agora, um estudo sugere que esses suplementos podem mesmo ajudar algumas usuárias.

Pesquisadores franceses estudaram 198 mulheres saudáveis em fase menstrual, com entre 18 e 53 anos, mas que tinham queixas de fadiga.

Os níveis de ferritina de todas as participantes eram inferiores a 50 microgramas por litro, o mínimo considerado normal (a ferritina é uma proteína que se liga ao ferro). Metade do grupo ingeriu 80 miligramas de ferro diariamente e a outra metade, placebo. Os pesquisadores avaliaram a fadiga com o uso de um questionário validado, no início e no final do estudo.

Após 12 semanas, as voluntárias que ingeriram ferro em cápsulas relataram uma diminuição de, em média, 47% da fadiga em comparação com 28,8% das que tomaram placebo. Os pesquisadores também descobriram que os suplementos de ferro levaram ao aumento da produção de glóbulos vermelhos.

O principal autor do estudo e estudante de doutorado em neurociência da Universidade de Genebra (Suíça), Paul Vaucher, afirmou que as mulheres com fadiga de causa desconhecida devem consultar um médico, uma vez que a deficiência de ferro é apenas uma das causas do problema.

"Apenas exames de sangue podem descobrir se o problema é a falta de ferro", afirmou o pesquisador. O estudo foi publicado na revista científica da Associação Médica Canadense.

Fonte: Saúde ig, Suplementos de ferro combatem a fadiga feminina. Mulheres que ingeriram ferro diariamente reduziram as queixas de fadiga em 47%, mostrou estudo francês. Aceso em 31/07/2012.

1 comentários:

{ Jeferson Cardoso } at: 31 de julho de 2012 às 09:04 disse...

Interessante matéria! Uma boa alimentação diminui as queixas. [sorrio]
Parabéns pelo blog e pela escolha de postagem! Prazer estar aqui! Com tempo, venha ler e comentar O CÔNCAVO NA AXILA DIREITA DE ROSALMA no http://jefhcardoso.blogspot.com
Abraço!

“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jeferson Cardoso)

Postar um comentário