O momento do dia em que uma pessoa consome alimentos calóricos ou gordurosos pode determinar se ela vai ganhar mais ou menos peso. Segundo um estudo feito na Universidade de Amsterdã, na Holanda, e divulgado nesta terça-feira, comer açúcar e gordura nos períodos mais sedentários, em que um indivíduo passa horas sentado em frente a um computador, por exemplo, proporciona um ganho de peso maior do que ingerir o mesmo alimento em horas mais ativas — ou seja, momentos do dia em que a pessoa se movimenta mais, seja para praticar atividades ou então se locomovendo de um lugar ao outro ou subindo escadas.
Esses resultados foram apresentados nesta terça-feira no encontro anual da Sociedade para Estudo de Comportamento Digestivo (SSIB, sigla em inglês), que acontece até sábado em Zurique, na Suíça. Eles foram baseados em testes feitos com ratos. Neles, parte dos animais recebeu apenas ração, e o restante, ração com uma solução de gordura saturada ou de açúcar. Além disso, metade de todos roedores pôde se alimentar no momento em que desejasse, enquanto a outra metade somente podia comer nos períodos em que não realizavam nenhum tipo de atividade física.
De acordo com o estudo, os ratos que consumiram tanto a solução de açúcar quanto a de gordura integralmente no período inativo ganharam mais peso do que os animais que ingeriram a mesma quantidade de solução apenas nas horas ativas. “Embora os hábitos alimentares dos indivíduos venham sendo muito estudados, pouco se sabe sobre os melhores momentos do dia para a alimentação e como isso pode ser usado a favor da saúde de todos”, dizem os pesquisadores no artigo.
Fonte: Veja, Hora do dia em que comemos interfere no ganho de peso, diz estudo. Consumir alimentos calóricos em períodos mais sedentários do dia engorda mais do que ingerir a mesma quantidade de calorias em outros momentos. Acesso em 11/07/2012.
O HORÁRIO EM QUE SÃO REALIZADAS AS REFEIÇÕES FAZ DIFERENÇA.
Postado por
ALIMENTO, NUTRIENTE E ANTIOXIDANTE
quarta-feira, 11 de julho de 2012
Marcadores:
Alimentação Saudável,
Pesquisas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário