Google Analytics Alternative

ANSIEDADE CAUSADA POR FOBIAS PODE RESULTAR EM ENVELHECIMENTO PRECOCE.

sexta-feira, 13 de julho de 2012
Cientistas do Hospital Brigham and Women, nos Estados Unidos, descobriram que a ansiedade causada por medos e fobias pode levar as pessoas a envelhecer mais rápido.

Os resultados, publicados na revista
Plos One, mostram que mulheres que tiveram mais altos níveis de ' ansiedade fóbica' apresentaram marcadores biológicos de mulheres que foram seis anos mais velhas.

Para o trabalho, Olivia Okereke e seus colegas examinaram amostras de sangue e dados dos questionários de 5.243 mulheres com idades entre 42 e 69 anos.

A equipe avaliou especificamente os
telômeros, extremidade protetora dos cromossomos que impede que a informação genética seja perdida durante a divisão celular.

À medida que envelhecemos, nossos telômeros encurtam naturalmente. Os cientistas suspeitam que esse encurtamento resulte da exposição ao estresse oxidativo e inflamação. Telômeros mais curtos têm sido implicados no risco de doenças cardíacas, câncer e demência.

Os novos dados demonstram uma conexão entre uma forma comum de ansiedade causada por fobias e o envelhecimento precoce. "Embora a pesquisa esteja em uma fase inicial, há plausibilidade biológica para sustentar relações entre a ansiedade e telômeros mais curtos, especialmente por meio do estresse oxidativo e inflamação", afirma Okereke.

Ansiedades fóbicas, como medo de altura, de lugares fechados e até mesmo de bichos, muitas vezes começam cedo na vida e são especialmente comuns em mulheres. Geralmente, elas são tratáveis com terapia.

A equipe acredita que, se as fobias realmente encurtam os telômeros, pode ser possível restringir o envelhecimento prematuro e os riscos de doenças mais graves associadas a essas ansiedades.

Fonte:
I Saúde, Ansiedade causada por fobias pode levar ao envelhecimento precoce. Mulheres que têm altos níveis de 'ansiedade fóbica' apresentam marcadores biológicos de pessoas seis anos mais velhas. Acesso em 13/07/2012.

0 comentários:

Postar um comentário