Google Analytics Alternative

APROVEITE O MELHOR DO ABACAXI.

sexta-feira, 27 de julho de 2012
Sobre o abacaxi, não há surpresas: se ele é encontrado com fartura no Brasil e sempre remete à nossa terra, é porque tem suas origens aqui.

As formas primitivas da fruta são originárias das terras brasileiras e se espalharam pelo continente americano provavelmente antes da chegada dos europeus.

É por esse motivo que na maioria das línguas a fruta é chamada de "ananas", que significa "fruta excelente" em tupi guarani. O termo abacaxi, usado no português do Brasil, também se deriva do tupi "iuaka'ti", que quer dizer "fruta cheirosa".

O inglês (pineapple) e o espanhol (piña) fogem à regra: há registros de que a expedição de Cristóvão Colombo teria se impressionado com o sabor da fruta quando desembarcou em Guadalupe, no México, e por se assemelhar ao fruto do pinheiro, o abacaxi ganhou essas denominações.

Nosso país ainda é considerado a terra do abacaxi, sendo um dos maiores produtores da fruta no mundo. No entanto, desde os anos 1990, cedeu os primeiros lugares da produção mundial para a Tailândia, Filipinas e China. O Brasil ainda não domina todas as técnicas que permitem maior produtividade das culturas asiáticas, ainda que tenha uma área maior de cultivo da fruta.

Chamar o abacaxi de fruta, aliás, é apenas uma convenção: botanicamente, é uma infrutescência, quer dizer, um agrupamento de frutos. Cada gomo do abacaxi é, na verdade, um fruto originado do ovário de uma flor. Como são aglomeradas em um eixo, formam uma estrutura compacta e parecem uma fruta única.

Um estudo da Queensland Institute of Medical Research da Australia mostrou que duas moléculas da bromelina têm propriedades antitumorais. A bromelina é uma substância presente no abacaxi, responsável por facilitar na digestão.

Estudos também sugerem que o uso terapêutico de suplementos de bromelina também pode reduzir inflamação e coagulação excessivas, mas ainda não foi testadas a influência do consumo do abacaxi no dia a dia na prevenção desses problemas.

A fruta também contém boa quantidade de celulose, que ajuda na formação do bolo fecal e estimula o funcionamento do intestino —para isso, deve-se consumir a fruta in natura ou tomar suco sem coar.

O abacaxi é uma ótima fonte de VITAMINA C e MAGNÉSIO.

A VITAMINA C é importante para o bom funcionamento do sistema imunológico e um ANTIOXIDANTE natural. Já o MAGNÉSIO é muito importante para ajudar na regulação da atividade muscular do coração.

Variedades
A variedade mais comum no Brasil para o consumo doméstico é o PÉROLA, com sabor mais doce e menos ácido, e o SMOOTH CAYENNE (também conhecido como HAVAÍ ou HAVAIANO), muito usado na indústria por ser maior e ter sabor mais ácido.

Como Escolher
O abacaxi tem mais chances de estar doce quando está maduro. Para saber se a fruta está no ponto, deve-se tentar retirar uma das folhas da coroa: se sair com facilidade, é sinal de que está madura.

Também é indicado pressionar levemente a casca: se estiver muito dura, maior a chance de ainda estar verde.

Melhor Época do Ano
O abacaxi pérola é encontrado em maior quantidade de setembro a dezembro. Já o havaiano, de dezembro a fevereiro.

Como Conservar
Quando madura, a fruta deve ser consumida em um ou dois dias, se conservada fora da geladeira. Depois de picado, os pedaços de abacaxi devem ser refrigerados em vasilha fechada.

Caso ainda não esteja maduro, conserve o abacaxi em fruteiras, em temperatura ambiente, embrulhado em papel e longe do sol.

Dicas de Preparo
Antes de cortar a fruta, lave bem a casca com uma escovinha —sem detergente ou sabão.

Idéias para Servir
A casca do abacaxi pode ser decorativa. Experimente preparar alguma sobremesa com a fruta e servi-la na casca.

Dela se prepara ainda um delicioso chá: ferva a casca de um abacaxi com um litro de água ou um refresco. Depois bata as cascas no liquidificador, coe e adoce a gosto.

A fruta também pode ser assada embrulhada em papel alumínio para realçar o sabor doce, polvilhada de canela ou gengibre.

O abacaxi in natura contém bromelina, uma enzima capaz de quebrar as moléculas de proteína de outros alimentos, especialmente das carnes. Essa enzima é tão abundante na fruta que os trabalhadores que fazem sua colheita devem usar luvas grossas de borracha, para proteger a pele das mãos.

Por essas características, muitas pessoas utilizam suco de abacaxi para amaciar carnes mais duras, como coxão duro — mas nunca por mais de dez ou 15 minutos, para que a carne não se desmanche.

Essa mesma bromelina, é bom lembrar, atrapalha a ação da gelatina em doces: por isso, não funciona adicionar a fruta em receitas que utilizam gelatina para conferir uma textura mais firme.

Fonte: Nestlé

0 comentários:

Postar um comentário