Google Analytics Alternative

6 ALIMENTOS PARA VOCÊ INCLUIR COM MAIS FREQUÊNCIA NA ALIMENTAÇÃO.

terça-feira, 31 de julho de 2012
1. Soja
A soja destaca-se por ser rica em aminoácidos, sendo uma proteína de alta qualidade, porém também alergênica. Além de lipídeos, vitaminas, minerais e fibras. A genisteína é uma das duas mais importantes isoflavonas isoflavonas isoflavonas isoflavonas da soja e a única entre as isoflavonas que possui efeito na inibição do crescimento de células cancerígenas. A soja possui ação antioxidante e atividade anticancerígena, as isoflavonas reduzem a absorção de glicose e os níveis de LDL colesterol, sendo que também auxiliam no alívio dos sintomas da menopausa, pelas substâncias que ajudam a equilibrar a atividade do hormônio estrógeno.

2. Maçã
Possuem polifenóis, poderosos antioxidantes, entre eles a querc a querc a querc a quercitina itina itina itina, com a capacidade de reduzir os radicais livres, moléculas que causam danos às células. É caracterizada por conter pectina pectina pectina pectina, fibra solúvel fibra solúvel fibra solúvel fibra solúvel, presente em especial na casca, que auxiliam no trânsito intestinal e protegem contra o câncer de cólon. Os compostos da maçã inibem a produção de HDAC (histonas deacetilases), enzimas que regulam a expressão de genes, quando a produção de HDAC é diminuída, células pré-cancerígenas são inibidas. O consumo de maçãs também está aliado à redução de outros tipos de câncer entre eles o de mama.
 
3. Vegetais verde-escuros
São ricas em clorofila, além de betacaroteno que são capazes de neutralizar os radicais livres. Ajudam a formar as células brancas e vermelhas do sangue, essenciais durante a gestação para ajudar na produção aumentada de sangue necessária para o feto e a placenta, pela presença do ácido fólico.
Segundo estudo publicado no Journal of Food Science e demais estudos recentes, as hortaliças de folhas verde-escuras, como couve e espinafre, podem beneficiar a atividade visual, evitando doenças oculares relacionadas à idade. Tais alimentos possuem carotenóides, como luteina e zeaxantina, pigmentos que desempenham função importante na visão, são os úncios carotenóides que estão abundates nas estruturas do centro da retina. A luteína e zeaxantina atuam como filtros solares internos, fornecendo proteção a mácula ocular contra rais ultravioletas, atuando ainda como antioxidantes.

4. Peixes
Os peixes ou óleos de peixes, representam a principal fonte de ômega 3 de cadeia longa (EPA e DHA), de importância para quem busca a saúde na prevenção de doenças, como Alzheimer, Parkinson, e reduzem a inflamação, auxiliando na saúde cardiovascular. Retardam o crescimento de células cancerosas, reduzindo os tumores. Diversos estudos mostram o risco de diversos tumores como de mama, próstata, cólon, reduzidos em pessoas que consomem peixe pelo menos duas vezes por semana. As melhores fontes são os pequenos peixes como sardinhas, inclusive as em latas, o atum, as enchovas. O salmão também é uma fonte rica do ômega.

5. Linhaça
Nas sementes de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados, ômega 3 e ômega 6, que lhe conferem a propriedade de alimento funcional, pelas suas propriedades antioxidantes e anticancerígenos. Estudos mostram que as sementes mantém os níveis de açúcar no sangue e atuam na redução do LDL colesterol. As sementes de linhaça também são ricas em lignanas. lignanas. lignanas. lignanas. O consumo diário de 30g de sementes de linhaça retarda o crescimento de câncer de próstata em até 40%. A lignana é um fitoestrógeno que atua na prevenção do câncer de mama, por neutralizar a ação dos hormônios sobre o crescimento do câncer sobre esse tecido.

6. Gergelim
Rico em ácidos graxos insaturados como ômega3 e ômega 6, além de proteínas, cálcio, fibras, vitaminas do Complexo B como B1, B3, B6, vitamina E e em menores quantidades, minerais como ferro, fósforo, magnésio, manganês, além de ácidos graxos monoinsaturados, como o ômega 9. Com muitos nutrientes, a farinha desengordurada do gergelim têm demonstrado que a ingestão de grãos protege contra o aparecimento do Diabetes Mellitus, melhorando também o controle glicêmico em pacientes diabéticos hipertensos, podendo ser uma alternativa em opção dentro de um plano alimentar no tratamento da doença.

Em cada refeição sugere-se que seja incluído alimentos com propriedades funcionais, em substituição de calorias vazias. Os estudo comprovam que muitas atividades deixam de ser realizadas por falta de energia e disposição, neste caso a nutrição adequada vai lhe proporcionar o combustível necessário e a saúde para viver uma vida plena!

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário