Google Analytics Alternative

6 ALIMENTOS COM PROPRIEDADES FUNCIONAIS.

sexta-feira, 27 de julho de 2012
1. Acerola
Entre seus principais nutrientes o destaque da acerola está a vitamina C contendo 941,4 mg,  além de 165mg de potássio e fibras, cerca de 1,5 gramas em 100g. A fruta pode ser consumida in natura ou como suco, possui baixo valor calórico, 100g contêm 33 kcal (10 unidades ou 30 gramas contêm 10 kcal).
A Vitamina C ou ácido ascórbico é um potente antioxidante, em especial dentro do plasma sanguíneo, é absorvido no intestino delgado, sendo o excesso eliminado pela urina. Vitamina solúvel em água, sensível tanto ao frio quanto ao calor, o armazenando prolongado a destrói. Participa na síntese e manutenção dos tecidos, formação de ossos e dentes, sistema imunológico e metabolismo do ferro, glicose e aminoácidos.

2. Alho
O consumo de alho pode ajudar a combater doenças cardiovasculares, diminuindo o colesterol total, o LDL colesterol e triglicerídeos no sangue. O alho ge no sistema imunológico, por ser um poderoso analgésico, antioxidante, antiinflamatório, anticoagulante, também auxilia no tratamento da hipertensão, no combate a formação de coágulos, assim possui importante papel na prevenção de derrames e infartos. Devido à suas propriedades funcionais por conter compostos sulfúreos, o consumo de alho pode reduzir os efeitos de nitrosaminas e compostos N-nitrosos, altamente cancerígenos, que se formam na preparação de carnes cozidas em altas temperaturas. Estudos também sugerem que o alho pode retardar a progressão do câncer, pois induzem a apoptose, degradação, de tumores de mama, próstata, cólon, pulmão, leucemia. A alicina alicina, presente no alho age como um potente antioxidante, protetora contra doenças inflamatórias e cardiovasculares, quando é decomposta, a alicina libera o ácido sulfênico que reage com os radicais livres, inativando-os. A alicina é quem dá odor característico ao alho. O alho possui as vitaminas do Complexo B, como B1 (0,18mg), B6 (0,44mg). As moléculas ativas do alho são liberadas apenas com o esmagamento dos dentes do alho.

3. Aveia (farelo)
Cereal que contém cálcio (48 mg), rico em ferro (4,4 mg) e fibras (9,1 g) em 100g. A aveia contém tanto fibras solúveis como insolúveis, mas a atenção especial são as fibras solúveis solúveis, as betaglucanas, que regulam o trânsito intestinal, proporcionando seu bom funcionamento, além disso, consumi-lá regularmente pode auxiliar no controle da glicemia e pressão sanguínea, mantendo as artérias saudáveis e controlando a diabetes.
Estudos indicam que o cereal pode reduzir o colesterol e o LDL colesterol, fatores de risco para as doenças coronarianas. O ideal é o consumo da aveia crua, em vitaminas, saladas de frutas ou iogurtes, pois as quantidades de betaglucanas são reduzidas quando adicionadas em preparações que necessitam de aquecimento como mingaus, bolos ou sopas, por isso biscoitos de farelo de aveia se tratando de betaglucanas não valem. As betaglucanas absorvem água no intestino e forma uma pasta viscosa que retém o colesterol e açúcares dos restos alimentares. Contém glúten, também contém magnésio (119 mg), potássio (336 mg), Vitaminas B1 (0,55 mg), B3 (0,03mg) e B3 (4,47mg) em 100g do alimento.

4. Azeite de oliva
O azeite de oliva contém vitamina E, possui propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, é em sua maior parte constituído de gorduras monoinsaturadas que possuem ação antiaterogênica e reduzem o LDL colesterol. Contém oleocantal oleocantal, substância recentemente pesquisada, que possui atividade antiinflamatória semelhante à do ibuprofeno. O azeite de oliva extra-virgem deverá ser usado in natura, pois acima de 180ºC conduz a um processo de oxidação da gordura, modificando suas propriedades nutricionais. Contêm compostos fenólicos, substâncias antioxidantes, além de fitoesteróis, que auxiliam na redução do colesterol. Além desses compostos, vários estudos comprovaram o efeito benéfico do azeite de oliva na melhora da função imunológica e na melhora da atividade intestinal.

5. Chá verde
Camellia sinesis está entre os vários estudos demonstrando seus benefícios e propriedades nutricionais anticâncer no consumo de seu chá. O chá verde é antioxidante e possui capacidade de desintoxicar o organismo, pois ativa enzimas do fígado que eliminam as toxinas presentes. Bebida rica em polifenóis como as cate polifenóis como as cate polifenóis como as cate polifenóis como as catequinas quinas quinas quinas, especialmente a epigalocatequina-3-galato (EGCG). O consumo de seis xícaras ao dia está associado à prevenção de alguns tipos de câncer, melhora do sistema imunológico, aumentando os níveis de células de defesa. Reduz os riscos de doenças cardiovasculares, com a redução do LDL colesterol e de triglicerídeos e aumento dos níveis de HDL colesterol. Obtemos benefícios no consumo de folhas secas em infusão, chá de saquinho e suplementos naturais em cápsulas. Para liberação das catequinas é necessário a infusão, por pelo menos dez minutos.

6. Tomate
O consumo de tomates está associado a uma redução do risco de câncer e doenças cardiovasculares, é um alimento pouco calórico, fonte de fibras (1,2g) e vitamina C (21,2mg) em 100g. Licopeno Licopeno Licopeno Licopeno é uma substância carotenóide que dá a cor avermelhada aos alimentos como o tomate. O consumo de licopeno mostra que, homens que consumem tomates cozidos têm risco reduzido de desenvolver câncer de próstata. Molho de tomate e tomates cozidos são mais protetores, pois o calor libera o licopeno e outros nutrientes, além disso quando o molho é feito com azeite de oliva, aumenta sua absorção pelo licopeno ser solúvel em gorduras.

Em cada refeição você pode obter o sabor e a proteção contra doenças que os alimentos proporcionam. Aproveite!
 
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário