Google Analytics Alternative

CONSUMO REGULAR DE REFRIGERANTE TORNA O METABOLISMO INEFICIENTE EM UM MÊS.

terça-feira, 31 de julho de 2012
Pesquisa conduzida na Universidade de Bangor, no Reino Unido, revela que beber refrigerantes regularmente muda a forma como os músculos usam o alimento como combustível, fazendo com que eles passem a queimar mais açúcares do que gorduras. Estudo reúne evidências de que as mudanças são duradouras e conduzem, entre outras coisas, ao aumento do ganho de gordura, à inibição do metabolismo e ao aumento da taxa de glicose no sangue.

No estudo, pesquisadores mostraram que as células musculares isoladas são capazes de identificar e responder a dietas com muito açúcar e alterar a forma como "utilizam o combustível". O processo foi observado em bebedores de refrigerantes, que apresentaram resultados semelhantes. A mudança para um metabolismo ineficiente foi observada entre participantes magros do sexo masculino e feminino após apenas quatro semanas ingerindo refrigerantes. Esses fatores mostram que o consumo regular de bebidas açucaradas provoca alterações nos músculos similares às encontradas em pessoas obesas e com diabetes tipo 2.

Consumo regular de bebidas açucaradas provoca alterações nos músculos similares às encontradas em pessoas obesas e com diabetes tipo 2.

"Este estudo demonstra que nossas preocupações em relação ao consumo de refrigerantes eram corretas. O consumo frequente dessas bebidas não só provoca alterações no metabolismo no presente, mas também no futuro. Isso conduz a uma capacidade reduzida de queimar gordura e torna mais difícil para o organismo lidar com o aumento da taxa de glicose no sangue. O que fica claro aqui é que o corpo se ajusta ao consumo regular de refrigerantes e se prepara para uma dieta futura alterando o metabolismo dos músculos via uma alteração na atividade genética - contribuindo para adaptações não saudáveis semelhantes às observadas em pessoas obesas e com diabetes tipo 2", explica o líder da pesquisa Hans-Peter Kubis.

Acesse aqui o Abstract do estudo.

Hábito de beber refrigerante conduz a uma capacidade reduzida de queimar gordura e torna mais difícil para o organismo lidar com o aumento da taxa de glicose no sangue.

Fonte: I Saúde, Consumo regular de refrigerante torna metabolismo ineficiente em um mês. Bebida muda a forma como os alimentos são processados pelos músculos, que passam a queimar mais açúcares do que gorduras. Acesso em 31/07/2012.

0 comentários:

Postar um comentário