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WHOLE FOODS MARKET: O CONCEITO NATURAL.

quinta-feira, 26 de julho de 2012
A onda de produtos naturais e orgânicos nos Estados Unidos virou uma mania, crescendo em um ritmo alucinante a cada ano. Neste segmento a rede de supermercados WHOLE FOODS MARKET é a grande vedete, sendo o retrato deste setor no competitivo mercado americano. Rapidamente transformou-se na maior rede de comidas orgânicas e naturais do país, sendo a preferida de celebridades e estrelas de cinema.

A história
A empresa foi fundada em 20 de setembro de 1980 na cidade de Austin no estado do Texas por quatro empresários do ramo de produtos naturais: John Mackey e sua namorada Renee Lawson Hardy, proprietários da Safer Way Natural Foods, uma espécie de mercadinho de produto naturais fundado em 1978; e Craig Weller e Mark Skiles, proprietários da Clarksville Natural Grocery também fundada em 1978, que uniram seus negócios para dar origem a WHOLE FOODS MARKET, acreditando que o segmento de comidas e produtos naturais estava pronto e maduro para receber um supermercado especializado. Nesta época existiam aproximadamente 12 estabelecimentos especializados em alimentos naturais e orgânicos nos Estados Unidos. O novo supermercado, que contava com apenas 19 funcionários e 1.160 m2, era uma espécie de quitanda de comidas orgânicas para hippies que oferecia uma ampla oferta de frutas e legumes, grãos secos, peixe fresco, pão quentinho, queijos e vinhos. O sucesso foi imediato.

Porém, no ano seguinte, em pleno Memorial Day, uma violenta enchente varreu a cidade de Austin danificando seriamente o supermercado e seus equipamentos. E o pior: a WHOLE FOODS MARKET não possuía seguro para cobrir os prejuízos de US$ 400.000. Clientes e pessoas da comunidade ajudaram voluntariamente na recuperação do supermercado, e 28 dias depois a loja estava funcionando novamente. Apesar da catástrofe, três anos depois a rede inaugurou outra loja na cidade de Houston, sendo a primeira fora dos domínios de Austin. A WHOLE FOODS MARKET cresceu rapidamente nos anos seguintes através de fusões e aquisições de outras redes e lojas, inaugurando novas unidades. No final da década de 80, a rede ingressou nos estados da Louisiana e Califórnia.

A centésima loja foi inaugurada em 1999 na cidade de Torrance, localizada na Califórnia. Para consolidar o sucesso de uma vez por todas a rede inaugurou seu primeiro supermercado em plena Manhattan no ano de 2001, atraindo a atenção da mídia e de grandes investidores. Nesta época, o posicionamento diferenciado como comerciante de altíssima qualidade em produtos orgânicos e comidas gourmet fez surgir uma legião de clientes fiéis, muito deles famosos, para a WHOLE FOODS MARKET. No ano seguinte inaugurou sua primeira loja fora dos Estados Unidos na cidade de Toronto no Canadá. Poucos anos depois, a WHOLE FOODS MARKET atravessou o Oceano Atlântico e comprou cinco lojas da rede Fresh&Fields em Londres no ano de 2004, iniciando assim sua entrada no continente europeu. Somente três anos mais tarde, em junho de 2007, inaugurou uma enorme loja própria na capital britânica com 80 mil metros quadrados em High Street Kensington. A gigantesca loja âncora oferece uma variedade de produtos de pequenos produtores, tudo bem natural. Além disso, também é possível comprar pães frescos, coisa difícil em Londres, frutos do mar, até produtos de cosmética, tudo a base de produtos naturais.

A linha do tempo
1990
● Lançamento de uma linha própria de produtos com a marca WHOLE FOODS e rótulos premium, mais caros que os regulares.

1997
● Lançamento da 365 Every Day Value, primeira linha de produtos de marca própria com baixo custo da empresa. Todos os produtos desta linha não contêm ingredientes artificiais ou gorduras hidrogenadas, e possuem preços baixos todos os dias do ano. A linha engloba uma infinidade de produtos, dentre os quais cafés chás, massas, carnes, frutos do mar, sucos, sopas, suplementos, biscoitos, cereais, produtos enlatados, condimentos, ovos, leites, frutas, vegetais e até comida para animais de estimação.
● Adquiriu a marca de café orgânico Allegro.

1998
● Lançamento da Whole Kids, uma linha de produtos voltada para crianças.

1999
● Lançamento de seu comércio on-line.

2002
● Retirou o filé de Tilápia de suas prateleiras em razão do tratamento de reversão sexual por hormônios sintéticos (à base de testosterona), se mostrando totalmente contrária a este tipo de técnica.

2003
● Se tornou a primeira rede de supermercado a receber o certificado Organic Grocer, atestando a procedência de seus produtos.

2008
● Em 22 de abril a empresa eliminou as malditas sacolas plásticas de seus supermercados, substituindo-as por sacolas de papel 100% recicláveis. Além disso, introduziu uma campanha para estimular que os clientes tragam suas próprias sacolas de casa, que tinha como slogan “Bring your own bag - save your own planet” (“Traga sua própria sacola – salve seu próprio planeta”).

- As lojas
Cada loja da rede é um verdadeiro palco. A WHOLE FOODS MARKET toma um cuidado imenso com o design e detalhes de suas lojas. Cada uma delas deve emocionar o consumidor e incentivá-lo a explorar o local. A empresa emociona seus consumidores ao apelar para os cinco sentidos humanos. As prateleiras sempre bem organizadas e iluminadas são um deslumbre para os OLHOS. Os clientes são incentivados a EXPERIMENTAR os alimentos e TOCAR em tudo que está na loja. O CHEIRO dos alimentos é destaque, desde o pão quentinho, até café e frutas, que espalham um odor de dar água na boca. As lojas estão sempre bem localizadas e possuem uma decoração moderna e limpa, oferecendo alimentos frescos e de ótima qualidade num espaço bacana e descolado para fazer compras. Cada loja, geralmente oferece mais de mil diferentes tipos de vinhos, 400 tipos de queijos, ostras, sushis, tapas, sorvetes, e mais de 300 tipos de frutas e vegetais, flores e até castanha-do-pará, amêndoas e amendoins, sem esquecer, é claro, dos chocolates deliciosos. A grande maioria deles com procedência garantida.

- Logo na entrada de cada loja existem algumas sinalizações que dizem quantos itens orgânicos estão disponíveis no dia e que mostra quantos destes produtos foram manufaturados pelos produtores da região onde a unidade está instalada. Dentro de suas lojas o cliente pode fazer suas compras e também aproveitar para almoçar, jantar ou fazer um lanche no próprio estabelecimento, já que há uma ilha que vende comida, desde café da manhã, até sopas, massas, salada e comida japonesa. Outra iniciativa que faz a diferença está relacionada à equipe de funcionários. Em todas as lojas, cada colaborador, como são chamados os funcionários, tem até US$ 20 por dia para gastar em relacionamento com o cliente. Assim, se um funcionário perceber que algum cliente olha por muito tempo uma embalagem de determinado produto, mas não a coloca no carrinho, ele tem a possibilidade de oferecer o produto dizendo que é um presente para que possa experimentar.

O conceito natural
A empresa somente vende em suas lojas produtos naturais, que ela própria define como: alimentos minimamente processados, livres de gorduras hidrogenadas, corantes, adoçantes, conservantes e sabores artificiais. A WHOLE FOODS MARKET também não vende nenhum tipo de carne e leite proveniente de animais clonados ou criados com métodos que usem estímulos químicos, além de não comercializar o patê de fígado de ganso em virtude do método cruel de fabricação. Muitos produtos vendidos em suas lojas possuem certificados que atestam a produção sem agredir o meio-ambiente. A empresa também prioriza a compra de fornecedores locais, não coloca em suas gôndolas alimentos que contenham algum dos 100 ingredientes que ela considera nocivos à saúde humana ou ao meio ambiente e gerencia uma fundação que luta para que os animais sejam criados e abatidos de maneira digna, entre outras iniciativas. Tudo isso em total alinhamento como o lema da empresa: “Whole Foods, Whole People, Whole Planet”, alcançando a missão de encontrar sucesso na satisfação e bem estar do cliente, felicidade e excelência do funcionário, realçar os valores do acionista, apoiar a comunidade e melhorar o meio-ambiente. Recentemente a rede lançou o programa The Kids Foods Adventure em parceria com o chef Jehangir Mehta. A idéia é encorajar pais e crianças a se aventurarem na alimentação saudável.

- Os slogans Whole Foods, Whole People, Whole Planet. Where great tasting food is only natural.

Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos ● Fundação: 20 de setembro de 1980
● Fundador: John Mackey, Renee L. Hardy, Craig Weller e Mark Skiles
● Sede mundial: Austin, Texas
● Proprietário da marca: Whole Foods Market Inc.● Capital aberto: Sim (1992)
● Chairman: John Elstrott ● CEO: Walter Robb e John Mackey
● Presidente: A.C. Gallo  ● Faturamento: US$ 9 bilhões (2010)
● Lucro: US$ 240.4 milhões (2010) ● Valor de mercado: US$ 10.7 bilhões (março/2011)
● Lojas: 302 ● Centros de distribuição: 9 ● Presença global: 3 ● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 54.000 ● Segmento: Varejo
Principais produtos: Alimentos orgânicos e naturais
● Slogan: Whole Foods, Whole People, Whole Planet.
● Website: www.wholefoodsmarket.com

- A marca no mundo
A WHOLE FOODS MARKET possui atualmente 291 lojas nos Estados Unidos (presente em 38 estados americanos), 5 na Inglaterra e 6 no Canadá, 54.000 funcionários e faturamento de US$ 9 bilhões em 2010.

Você sabia?
● A rede de supermercados foi considerada pelo conceituado jornal The Financial Times, como a que mais cresce nos Estados Unidos, campeã dos produtos orgânicos com preços até 35% acima do Wal-Mart.

- As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 23/3/2011.

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