Google Analytics Alternative

BENEFÍCIOS DO VINHO TINTO E DO CHOCOLATE À SAÚDE.

terça-feira, 31 de julho de 2012
Vinho tinto
O vinho tinto contém polifenóis, entre eles o resveratrol de cascas e das sementes das uvas, estando menos presentes no vinho branco. O resvetratrol possui propriedade antioxidante, fornecendo proteção contra os danos causados por radicais livres, além de proteção contra o câncer. Os polifenóis são extraídos por fermentação, portanto sua concentração é maior em vinho tinto do que em suco de uva. Muitos estudos investigaram os benefícios do vinho tinto sugerindo que uma quantidade moderada de vinho tinto reduz o risco de ataques cardíacos em pessoas na meia-idade de 30% a 50%. Também é sugerido que o vinho pode prevenir ataques cardíacos adicionais, se você já sofreu algum. Outros estudos também indicaram que o vinho tinto pode aumentar o colesterol HDL (o colesterol bom) e evitar que o LDL colesterol.

O vinho tinto pode ajudar a prevenir coágulos sanguíneos e reduzir o dano do vaso sanguíneo causado por depósitos de gordura. De fato, estudos demonstraram que as pessoas da região do Mediterrânea que bebem regularmente o vinho tinto tem menores riscos de doenças cardíacas.

Há benefícios ao sistema cardiovascular de moderados cálices de vinho tinto. A ação antioxidante que combate os radicais livres e o envelhecimento precoce dos vinhos, sucos e uvas é atribuída principalmente as uvas pretas ou rosadas de sementes e cascas.

Certamente, a razão de não incentivar às bebidas alcóolicas reside no fato que muitos não o fazem com moderação. 

Chocolate amargo
Grama por grama parece que o chocolate, rico em cacau, com um processamento mínimo possui mais capacidade antioxidante do que algumas frutas. Produto elaborado a partir das sementes do fruto do cacau, misturado a ingredientes distintos, entre eles a pasta de cacau, cacau em pó, manteiga de cacau, leite, açúcar e demais ingredientes dependendo do produto, o chocolate torna-se um alimento densamente calórico, rico em carboidratos simples, gorduras saturadas.

O chocolate amargo, mas de 70% cacau, é rico em antioxidantes, entre eles os polifenóis que, devido as suas propriedades, combatem os efeitos dos radicais livres, prevenindo doenças cardiovasculares e até mesmo o câncer. Um consumo de 20-30 gramas diariamente não será um consumo calórico excessivo.

A base científica para que o consumo de chocolalte e saúde é mais abundante do que a maioria das pessoas imaginam. -Inibe a oxidação da LDL, - Melhora a função endotelial, - Inibe a ativação das plaquetas, - Reduz o LDL,- Aumenta o HDL, - Aumenta a sensibilidade à insulina, - Reduz à inflamação, - Diminui a pressão arterial.

Estes múltiplos benefícios são provavelmente mediante o teor de polifenóis do cacau, mais especificamente o flavanóides (particularmente as epicatequina e catequina) e procianidinas. Polifenóis como a epicatequina, catequina, e procianidinas estão também presentes no chá, frutas e legumes e vinho tinto.

Estes polifenóis são, sem dúvida são benéficos para a saúde cardiovascular. Particularmente, é interessante o efeito do chocolate sobre o LDL e HDL. A nova pesquisa mencionada no início deste artigo tem demonstrado que os polifenóis do cacau aumentam a atividade do receptor de LDL, o que diminui ApoB - a principal proteína em partículas de LDL. Além disso, os polifenóis, aparentemente, ativam os genes que aumentam os níveis de ApoA1, a principal proteína que compõe as partículas de HDL. Isso ajuda a explicar por que o chocolate tem sido mostrado para reduzir LDL e aumentar o HDL.

Em relação as quantidades consumidas e a prevenção de doenças, pesquisadores da Universidade de Melbourne, na Austrália, descobriram que o consumo de 100 gramas diárias de chocolate escuro ajuda a prevenir infartos.


Por Greice Carline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário