Google Analytics Alternative

ARQUITETOS PROJETAM FAZENDA VERTICAL DE BANANAS EM PARIS.

quarta-feira, 25 de julho de 2012
São Paulo – A União Europeia é o maior consumidor de banana do mundo, com importações anuais girando em torno de 5,2 milhões de toneladas. Dos países tropicais da América Central e do Sul saem quase todos os carregamentos de banana que abastecem o mercado europeu. O problema é que no caminho distante entre a produção e o consumo, as frutas não só correm risco de perder seu frescor como também aumentam as emissões de CO2 na atmosfera associadas ao transporte.

Pensando em solucionar essas duas questões, a firma de arquitetura SOA projetou a Urbanana, uma fazenda vertical para o cultivo de banana em Paris, na França. Visualmente, a estrutura lembra a loja nova-iorquina da Apple na 5a Avenida, mas onde todos os produtos foram substituídos por plantas de bananeira, com enormes janelas de vidro e uma estética minimalista.

A fachada favorece a entrada de luz natural na estufa, que conta também com iluminação artificial. De quebra, o gigante cubo protege a plantação de fenômenos climáticos intensos, que vez por outra atrapalham o abastecimento na Europa.

O espaço de plantio se espalha por seis andares ligados por pontes metálicas. Além disso, ocupam o primeiro piso um laboratório de pesquisa e um auditório para exposições e convenções sobre o setor. Com cultivo local da fruta, a "Urbananas" ajudaria a reduzir as emissões associadas ao transporte e preservaria o “frescor” das bananas.

 
 
Fonte: Exame, Arquitetos projetam fazenda vertical de bananas em Paris. Com cultivo local da fruta, a "Urbananas" ajudaria a reduzir as emissões associadas ao transporte e preservaria o “frescor” das bananas. Acesso em 25/07/2012.

0 comentários:

Postar um comentário