Google Analytics Alternative

CONSUMO DE CAFÉ PODE REDUZIR O RISCO DE CÂNCER DE PELE COMUM.

terça-feira, 3 de julho de 2012
Aumentar o número de xícaras de café que uma pessoa bebe por dia pode reduzir seu risco de câncer de pele. É o que revela estudo de pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.
A pesquisa, divulgada pela American Association for Cancer Research, sugere que quanto maior a ingestão de café com cafeína durante o dia, menor o risco de carcinoma basocelular, câncer de pele mais comum e menos agressivo.

"Não recomendaria, no entanto, o aumento no consumo de café com base apenas nesses dados. A descoberta engrossa a lista de condições que têm o risco reduzido por meio do consumo regular de cafeína, entre elas, o diabetes tipo 2 e a doença de Parkinson", observa a líder da pesquisa Jiali Han.

O carcinoma basocelular é o tipo de câncer de pele mais diagnosticado nos Estados Unidos. "Dado o grande número de novos casos, uma mudança na dieta que tenha quaisquer efeitos protetores pode ter um impacto importante na saúde pública", afirma Han.

Para o trabalho, Han e seus colegas analisaram dados de 112.897 participantes, dos quais 22.786 desenvolveram carcinoma basocelular durante mais de 20 anos de acompanhamento.

Os resultados indicaram uma associação inversa entre o consumo de café e os riscos para a doença. O café descafeinado, no entanto, não foi associado com a redução dos riscos. "Esses resultados sugerem que o café com cafeína é o responsável pela redução nos riscos de carcinoma basocelular. Isso seria consistente com dados já publicados sobre pesquisas feitas em animais que indicam que a cafeína pode bloquear o desenvolvimento de tumores na pele", destaca Han.

Tanto o consumo de café ou somente o da cafeína não foram associados com duas outras formas de câncer de pele mais letais, o melanoma e o carcinoma de células escamosas.

Fonte:
I Saúde, Maior consumo de café pode reduzir riscos de câncer de pele comum. Estudo indica que quanto mais uma pessoa ingere da bebida com cafeína durante o dia, menor seu risco de carcinoma basocelular. Acesso em 03/07/2012.

0 comentários:

Postar um comentário