Google Analytics Alternative

GINKO BILOBA AJUDA NA REDUÇÃO DA PERDA ÓSSEA NOS PORTADORES DE OSTEOPOROSE.

domingo, 29 de julho de 2012
O Extrato de Ginkgo biloba tem se apresentado como uma substância eficaz na diminuição da perda óssea nos portadores de osteoporose. É o que apontam os resultados de uma pesquisa conduzida na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Para o estudo, foram utilizadas ratas Wistar, portadoras de osteoporose induzida por glicocorticóides fármacos utilizados como imunossupressores e anti-inflamatórios. Os animais foram divididos em seis grupos: controle, controle positivo, osteoporose e outros três grupos que receberam, durante vinte dias, diferentes doses do extrato.

A pesquisa está em fase pré-clínica. " Na próxima etapa iremos isolar os componentes ativos do EGb (Extrato de Ginkgo Biloba) e avaliá-los separadamente ou associados, na osteoporose secundária, ao uso de glicocorticóides" , completa pesquisadora Leda Marília Lucinda, responsável pelo estudo.

Famosa por suas qualidades, a ginkgo é usada para combater diversos problemas. O extrato das folhas reduz tonturas, refresca a memória e alivia as dores nas pernas e nos braços. A venda de medicamentos à base de Egb é autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas, segundo Leda, ainda não está liberado o uso em humanos para fins de tratamento da osteoporose. Apesar de ser um fitoterápico, o Extrato de Gingko Biloba não deve ser usado sem acompanhamento médico adequado.

Fonte: I Saúde, Ginkgo biloba ajuda a combater perda óssea em portadores de osteoporose. Substância se mostrou eficaz na diminuição da perda óssea durante pesquisa feita em ratos com a doença. Acesso em 29/07/2012.

0 comentários:

Postar um comentário