Google Analytics Alternative

PARA SUA SAÚDE: MELÃO.

terça-feira, 24 de julho de 2012
Fruto de uma planta rasteira da família das cucurbitáceas, o melão pertence ao gênero Cucumis, que inclui vegetais tão diversos quanto o pepino ou o kiwi.
Suas origens são imprecisas: alguns historiadores afirmam que a planta é nativa da Ásia Central, outros, que vem do continente africano.

O fato é que no antigo Egito o melão já era cultivado pelo menos desde 2.400 a.C., como confirmam os registros pintados em tumbas egípcias dessa época. Também é citado no Antigo Testamento, na passagem da travessia do deserto realizada pelo povo judeu sob o comando de Moisés. E na Roma Antiga, manuais do século 3 trazem instruções para o seu cultivo.

O melão chegou à península ibérica, onde é muito apreciado, pelas mãos dos conquistadores muçulmanos, outros grandes apreciadores da fruta — segundo um antigo dito árabe, “aquele que saciar sua fome com melões se encherá de luz”. No século 15, ganhou a França e a corte francesa, que gostava de comer a fruta acompanhada de vinho moscatel.

As primeiras sementes do fruto chegaram às Américas na segunda viagem de Colombo ao Novo Mundo, em 1493. Porém, no Brasil, ele só começou a ser cultivado comercialmente a partir dos anos 1960. Até então, os pés de melão eram plantados no meio de outras lavouras. Era o melão caipira, suculento e perfumado, hoje dificilmente encontrado.
Inicialmente, o cultivo comercial se estabeleceu em São Paulo e no Rio Grande do Sul, mas, a partir dos anos 1980, as plantações se deslocaram para a região Nordeste, já que a planta se desenvolve melhor em clima semi-árido.

Até pouco tempo, as plantações se restringiam ao melão amarelo e ao Honey Dew, conhecido como pingo de mel. Nos últimos anos, outras variedades, como o melão Gália ou o Cantaloupe, começaram a ser plantadas por aqui. 
Com 80% de água, o melão é bastante refrescante e, como a maioria das frutas no Brasil, é mais consumido como sobremesa. No sul da Europa, não é raro ser servido como entrada nas refeições. Essa opção foi moda por aqui nos anos 1970, quando o “melão com presunto” era sinônimo de entrada chique em jantares e restaurantes, mas a alternativa praticamente desapareceu dos cardápios.

O melão é composto por 80% de água e por uma quantidade moderada de açúcares. Entre as frutas frescas, é uma das mais ricas em sódio. Contém potássio, magnésio e cálcio — este último, porém, não é tão bem absorvido pelo organismo quanto o cálcio proveniente de outros alimentos, como os laticínios.

A quantidade de betacaroteno varia conforme a intensidade de pigmento alaranjado da polpa. Os melões de casca reticulada, por sua vez, são considerados boa fonte de betacaroteno (que se transforma em vitamina A no corpo), vitamina C e carboidratos, provenientes dos açúcares da fruta

O alto teor de água aliado às propriedades diuréticas do potássio e levemente laxantes do magnésio fazem do melão um bom auxiliar do trabalho intestinal. Como fornece uma quantidade moderada de carboidratos com baixas calorias no total, também ajuda na manutenção de um peso saudável.

O betacaroteno e a vitamina C têm ação antioxidante no organismo, o que significa que ajudam a prevenir doenças, como as do coração.
A vitamina C colabora para o bom funcionamento do sistema imunológico, além de participar da formação de colágeno, ossos e glóbulos vermelhos e facilitar a absorção de ferro dos alimentos.
O betacaroteno, que se transforma em vitamina A no nosso organismo, protege vários tecidos, como pele, ossos e mucosas, e também contribui para o nosso sistema de defesas.
O potássio é necessário para a atividade muscular normal, e fontes naturais do mineral, como algumas frutas, podem ajudar a repor o potássio perdido após atividades físicas mais intensas.
Já o sódio, é um mineral necessário para funções como a transmissão do impulso nervoso, contração de músculos, absorção de nutrientes pelas células, entre outras. Porém, em excesso, é prejudicial à saúde e considerado um dos principais fatores que podem levar à hipertensão arterial.

Como Conservar
Maduro, o melão se deteriora rapidamente, por isso o melhor é consumi-lo o mais rápido possível. Depois de aberto, deve ser guardado na geladeira, coberto por filme plástico, já que absorve facilmente o odor dos outros alimentos.

Quando não está totalmente maduro, o melão pode ser guardado, inteiro, em temperatura ambiente, até atingir um ponto melhor. Apesar de não chegar ao sabor da fruta colhida no ponto certo, o processo de maturação continua mesmo depois de ele ser retirado do pé.
Ideias para Servir
Antes de servir o melão ao natural, deixa-o, inteiro, por uma ou duas horas na geladeira. Melão maduro e geladinho é uma sobremesa refrescante e pouco calórica.

O outrora famoso melão com presunto pode ser preparado com presunto de Parma ou presunto cru. É só combinar fatias da fruta e dos frios em um prato. Para um visual mais elaborado, faça bolinhas da polpa do melão com um utensílio apropriado.

Batido no liquidificador, com algumas pedras de gelo, dá um ótimo suco. Também pode ser base de sorvetes e sorbets (sem adição de leite).

Variedades
Com diferenças de cor, textura da casca e sabor, a diversidade dos melões é grande. O melão amarelo e o pingo de mel continuam a ser as variedades com maior oferta e melhor preço no Brasil, mas as opções estão aumentando.

O MELÃO AMARELO, também conhecido como melão comum, é oval, com casca rugosa e polpa que varia do tom branco-esverdeado ao creme. Resistente ao transporte, tem a polpa carnosa e firme.

O HONEY DEW, “pingo de mel”, provavelmente ganhou esse apelido por sua polpa bastante açucarada e suculenta. A casca é lisa e amarela e a polpa, branca.

Também da variedade Honey Dew, o ORANGE é redondo, tem a casca lisa e branca ou levemente amarelada, e a polpa alaranjada, muito doce quando maduro. A variação ORANGE VERDE diferencia-se justamente pela polpa esverdeada, mas mantém as mesmas características exteriores de cor e formato.

O melão GÁLIA, esférico, de casca reticulada que vai da cor amarelo-esverdeada ao amarelo intenso quando está bem maduro, tem polpa branca esverdeada e macia, com aroma marcante.

O CANTALOUPE, de casca um pouco mais fina e reticulada, verde-claro ou amarela, tem a polpa “cor-de-abóbora” e um aroma também característico.
Como Escolher
Normalmente, observar apenas a cor da casca não é o suficiente para saber se o melão está maduro. Uma forma de verificar isso é pressionar levemente o “umbigo”, na parte inferior do melão (oposta à haste). Se ele ceder um pouco, significa que está no ponto.

Se a casca está pegajosa, com manchas úmidas e pouco consistente, o melão já está passando do ponto e começando a se deteriorar. Por outro lado, se não for possível sentir um aroma suave e adocicado, provavelmente ele foi colhido antes de amadurecer.

Melhor Época do Ano
As melhores safras de melão ocorrem na primavera e início do verão. No Brasil, a safra vai de outubro à janeiro, e dezembro é considerado o melhor mês para comprar a fruta, tanto por sua qualidade quanto pelo melhor preço ao consumidor.

Fonte: Nestlé, acesso em 24/07/2012.

0 comentários:

Postar um comentário