Google Analytics Alternative

ALÉM DE FRUTAS E LEGUMES, CONHEÇA OUTROS ALIMENTOS QUE CONTÊM ANTIOXIDANTES.

quarta-feira, 25 de julho de 2012
Diversas pesquisas mostram que os alimentos podem ajudar o organismo a combater as doenças. Os antioxidantes presentes em diversos alimentos – inclusive no chá verde – podem combater os radicais livres, por exemplo e aumentar a resposta do corpo a diversas condições que afetem suas células.

E não é preciso fixar apenas uma fonte alimentar para poder se beneficiar desses alimentos antioxidantes. Abaixo uma listinha de alimentos que, além de combater os radicais livres, podem contribuir para outros benefícios contra as condições de saúde.

• Massas integrais
Versões integrais de pães e macarrão, por exemplo, têm até três vezes mais antioxidantes que os alimentos preparados com farinha tradicional. Uma pesquisa feita por Joe Vinson, da Universidade de Scranton, nos EUA, e publicada no Journal of Agriculture and Food Chemistry, chegou a essa conclusão.

Além disso, o consumo de alimentos preparados com farinhas integrais pode diminuir o risco de doenças coronarianas, diminuir os níveis de colesterol e combater a pressão alta.

• Pipoca
A pipoca – com exceção daquelas de microondas, por motivos diversos – pode conter até quatro vezes mais antioxidantes que uma porção similar de frutas. Afinal, de alguma forma, a pipoca pode ser considerada um produto integral, pois se origina de um grão não beneficiado.

• Ovos
Os ovos não são considerados as maiores fontes de luteína (um tipo de caratenoide antioxidante), pois têm concentrações muito abaixo de alimentos como o espinafre, por exemplo.

Mas uma pesquisa feita por Jean Mayer, da Universidade de Tufts, EUA, mostrou que a luteína encontrada nos ovos é assimilada muito mais rapidamente pelo organismo do que aquela encontrada no espinafre ou no brócolis, entre outros alimentos. Para se ter uma ideia o nível de luteína no ovo é entre 5% e 20% menor que o encontrado nos vegetais, entretanto a absorção da luteína do ovo é feita de forma até três vezes mais eficiente.

• Iogurte
Apenas um copo de iogurte natural pode fornecer até 25% da quantidade de riboflavina (vitamina B2) necessária para sua alimentação diária. Apesar de não ser um antioxidante, a riboflavina ajuda na atividade dos antioxidantes presentes no organismo. Como essa vitamina é solúvel em água, permanece apenas algumas horas no organismo, e o iogurte é uma forma prática de repor essa substância.

• Óleo de canola
O óleo de canola, assim como os azeites, é rico em alfatocoferol (substância da família da vitamina E). Um estudo feito por Maret Traber, do Instituto Linus Pauling, nos EUA, mostrou que uma colher de óleo de canola contém 16% das nossas necessidades diárias dessa vitamina.

Quer mais uma boa notícia? O alfatocoferol é um dos oito antioxidantes da família da vitamina E que fazem com que o LDL (o “colesterol ruim”) não se oxide e forme radicais livres e, portanto, pode ajudar na proteção contra doenças cardiovasculares.

• Leite
Quanto menos industrializado o leite, maior a quantidade de antioxidantes, incluindo vitamina E, betacarotenos e luteína presentes nesse alimento. É o que aponta Gillian Butler, co-autor de um estudo publicado no periódico Journal of the Science of Food and Agriculture.

O problema, diz o pesquisador, é que o leite produzido por vacas que ingerem muita ração animal, em vez de pastarem, tem a concentração desses nutrientes diminuída em até 50%.

• Mel
Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Virginia Tech, nos EUA, e publicado no periódico Journal of the American Dietetic Association, mostrou que usar o mel no lugar de açúcar refinado pode aumentar a ingestão de polifenóis – similares àqueles encontrados nos vinhos – em até oito vezes. A concentração dessa substância é maior naqueles tipos de mel mais escuros.

Fonte: O que eu tenho, Antioxidantes: alimentos que podem ajudar você a combater os radicais livres. Acesso em 25/07/2012.

0 comentários:

Postar um comentário