Google Analytics Alternative

PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL É ESSENCIAL À SEGURANÇA ALIMENTAR.

quarta-feira, 4 de julho de 2012
Garantir a segurança alimentar implica diversos cuidados que precisam ser atentados. O setor agrícola é um dos que merecem mais atenção. Pois, pensar no acesso à comida se torna irrelevante se antes não for pensado em garantir a produção necessária.

O tema foi alvo de um estudo feito pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), apresentado durante a Rio+20. O documento trata, principalmente, da importância de produzir de maneira sustentável, para que os recursos naturais sejam preservados.

“Temos que trabalhar em cima do fato de que é possível produzir alimentos em minar a natureza. É preciso investir em sistemas alimentarem sustentáveis, caso contrário o mundo não dará conta de alimentar os nove bilhões de habitantes previstos para 2050”, informou o cientista-chefe do Pnuma, Joseph Alcamo.

Para o especialista, é possível alcançar um nível de produção mais sustentável, desde que ocorram os investimentos adequados. Os setores mais preocupantes ainda são agricultura e pesca. Porém, Alcamo explica que se 1,06% do PIB fosse direcionado a este propósito, seria possível tornar a produção sustentável e ainda criar 50 milhões de empregos no campo.

Ainda assim, outras medidas seriam necessárias para garantir a segurança alimentar, como: estímulo ao consumo sustentável e redução no desperdício de alimentos, principalmente durante o processo de produção.

Fonte:
Ciclo Vivo, Agricultura sustentável é essencial para garantir segurança alimentar. Acesso em 04/07/2012.

0 comentários:

Postar um comentário