Google Analytics Alternative

MAIS SAÚDE COM A CANELA.

terça-feira, 24 de julho de 2012
Nome científico
Cinnamomum verum, Cinnamomum zeylanicum.

Nomes alternativos
Canela-do-ceilão, canela-da-china.

Descrição
Árvore de clima tropical originária do Ceilão (atual Sri Lanka), da Índia e da Indonésia, que adaptou-se muito bem em solo brasileiro, chegando a atingir de 5m a 9m de altura. A canela historicamente tem um comércio bastante lucrativo e era a especiaria mais procurada na Europa.

Há duas variedades cultivadas nacionalmente: a canela-do-Ceilão, que é mais doce e suave, e a canela-da-China. A casca e o óleo são muito utilizados na culinária e na indústria cosmética.
A casca é secada e enrolada manualmente em formato de canudo, tornando-se a conhecida canela em pau, enquanto os resíduos são moídos, transformando-se em pó.

Uso medicinal
Ainda não há comprovação científica de seus usos, mas algumas farmacopeias e sistemas de medicina tradicionais indicam a canela para tratar da falta de apetite, perturbações digestivas com cólicas leves, gases e sensação de plenitude gástrica.

Também é usada para aliviar dores abdominais acompanhadas de diarreia, cólicas menstruais ou ausência de menstruação.

Parte utilizada
Casca da árvore.

Modos de uso
Chá da casca fervida em água ou na produção de fitoterápicos como Amargol e Progemel.

Cuidados e contraindicações
Contraindicada durante a gravidez, no caso de febres de origem desconhecida e úlceras de estômago ou do duodeno. Pode reduzir a eficácia do antibiótico tetraciclina.

Efeitos colaterais
Reações alérgicas na pele e nas mucosas.

Ela é rica em ferro, cálcio e componentes que atuam no organismo como antioxidantes. Por suas propriedades anti-iflamatórias, a canela faz bem ao coração. O consumo regular dessa casca retirada de uma árvore ajuda a reduzir a pressão sanguínea e a diminuir os níveis de glicose no sangue.

Segundo o livro 101 Alimentos para uma vida plena (Ed. Larousse), os chineses acreditam que consumir canela rejuvenesce e os indianos mascam um pauzinho de canela para regular o ciclo menstrual e reduzir as dores do parto. Na obra, o autor David Grotto dá algumas dicas de como usar esse tempero que confere um cheirinho delicioso aos mais diversos preparos.
 
- Misture a canela com o café e beba quente (a canela pode ser ralada em um moedor de café ou em um ralador de queijo)
- Use a canela em sobremesas como pudim, arroz doce, tortas e bolos
- Essa especiaria também serve para temperar carnes. A canela com cominho, açafrão-da-índia e gengibre é uma combinação para pratos com carnes e aves no Oriente Médio e no norte da África

Fonte: Saúde ig, Saúde ig, Canela: cor, sabor e saúde. Aromática e versátil, essa especiaria apreciada no mundo todo também é benéfica ao corpo. Acesso em 24/07/2012.

0 comentários:

Postar um comentário