Google Analytics Alternative

PREVENÇÃO DO CÂNCER PARA HOMENS.

segunda-feira, 16 de julho de 2012
Homens que mantêm o corpo saudável ao longo da vida geralmente são mais capazes de combater doenças como o câncer. É por isso que especialistas do University of Texas MD Anderson Cancer Center, nos Estados Unidos, criaram um guia com dicas de prevenção do câncer para ajudar os homens em todas as fases da vida.

"Manter os comportamentos saudáveis citados em nosso guia é importante para todos os homens, independentemente da idade. Portanto, tome nota de todas essas dicas, mesmo as que são indicadas para homens mais velhos ou mais novos do que você", aconselha Therese Bevers, diretora médica do MD Anderson's Cancer Prevention Center.


Aos 20 anos: evite álcool e o HPV
Sexo, Vacinas e HPV: A maioria dos homens sexualmente ativos terá o vírus do papiloma humano (HPV). Esta doença sexualmente transmissível aumenta as chances de um homem para desenvolver câncer anal, câncer de pênis e cânceres de cabeça e pescoço. Os homens na faixa dos 20 anos podem proteger seu corpo contra esta doença por meio da vacina HPV.

Bebida alcoólica em excesso é prejudicial: Os homens são mais propensos a ingerir álcool excessivamente do que as mulheres. A pesquisa mostra que beber mesmo uma pequena quantidade de álcool aumenta os riscos de câncer. Os homens podem ficar seguros não bebendo mais do que duas bebidas alcoólicas por dia.

Aos 30 anos: Ganhe músculos e diminua o estresse
A maioria dos homens começa a perder massa muscular depois dos 30 anos. O treinamento de força pode prevenir a perda muscular, construir a densidade óssea e ajudar o corpo a queimar calorias mais rápido para manter o peso saudável. Manter um peso saudável, por sua vez, pode ajudar os homens a evitar doenças como o câncer.

Tire um tempo para relaxar: responsabilidades acumuladas em casa e no trabalho podem trazer mais estresse. E o estresse crônico afeta quase todos os sistemas no corpo de um homem e causa estragos em seu funcionamento, tornando mais difícil combater doenças como o câncer. Os homens podem ajudar a diminuir o stress, fazendo exercícios de respiração outros tipos de atividades de relaxamento como massagem ou yoga.

Aos 40 anos: Lute contra a balança
Evite o ganho de peso: Quando os homens envelhecem, seu metabolismo diminui. Isto ocorre especialmente com os homens após os 40 anos. Fazer escolhas alimentares saudáveis e permanecer ativo todos os dias pode ajudar os homens a alavancar o seu metabolismo e manter-se longe dos quilos indesejados que poderiam aumentar o risco de câncer.

Aos 50 anos e mais velhos: Vá ao médico regularmente
É mais provável que o câncer apareça em homens de 50 anos ou mais. É por isso que a maioria dos exames de para a detecção do câncer começam nesta idade. Encontrar e tratar o câncer o mais cedo possível é uma das melhores maneiras de vencer esta doença.

No caso de câncer de próstata (o câncer mais comum nos homens), tratar a doença numa fase inicial significa que os homens podem ser menos propensos a sofrer efeitos colaterais a longo prazo como a impotência.

Faça check-ups anuais
"Estando nos seus 20, 40 ou 60 anos, os check-ups anuais são uma obrigação. Com a ajuda do seu médico, você pode criar um plano de saúde personalizado para ajudá-lo a permanecer saudável durante muitos anos", disse Bevers.

Bevers recomenda que os homens baixem
esta lista de exames de triagem por idade e que a levem na próxima consulta médica.
Para obter a lista completa de dicas de prevenção do câncer para os homens por idade, acesse o link.

Fonte: I Saúde, Guia auxilia homens na prevenção contra o câncer ao longo da vida. Dicas de especialistas mostra como homens podem evitar o desenvolvimento da doença em cada fase da vida. Acesso em 16/07/2012.

0 comentários:

Postar um comentário