Google Analytics Alternative

A SOJA PODE PROTEGER CONTRA A ESTEATOSE HEPÁTICA ASSOCIADA À OBESIDADE.

segunda-feira, 23 de julho de 2012
Em um estudo realizado com modelos animais, pesquisadores da Universidade de Illinois, nos EUA, mostram que a proteína da soja – encontrada no leite, iogurte ou no tofu – ajuda a diminuir o acúmulo gordura e triglicerides no fígado de pessoas obesas.

“Quase um terço dos adultos americanos têm doença do fígado gorduroso (esteatose hepática), muitos sem apresentar sintomas”, explicou Hong Chen, principal autora do estudo. “A obesidade é um fator de risco para esta condição, que pode levar à insuficiência hepática.”

Ela explica que a gordura é metabolizada no fígado e com a obesidade o transporte de gordura para o tecido adiposo diminui até o ponto em que o fígado a acumula. “Quando isto acontece em um órgão que deveria armazenar gordura, a função vital deste órgão fica perigosamente comprometida”, observa.
Para seu estudo, Chen e sua equipe fizeram um comparativo entre os fígados de ratos magros e obesos, alimentados com uma dieta contendo leite ou proteína de soja.

Eles não encontraram diferença entre os animais magros, mas os obesos alimentados com soja mostraram uma redução de 20% nos níveis globais de acúmulo de gordura no fígado. Os triglicérios, ou triglicerides, um tipo de gordura prejudicial ao coração, foram reduzidos pelo mesmo nível. Em outras palavras, a soja pode proteger contra a esteatose hepática associada à obesidade.

Além disso, os pesquisadores descobriram que a proteína de soja ajuda a corrigir o caminho da gordura no fígado. “Em muitas pessoas obesas, há uma espécie de problema de tráfego, e quando a gordura consegue seguir o seu caminho para fora do fígado, há menos pressão sobre este órgão. Comer proteína de soja, a partir de fontes tais como tofu e iogurte, parece aliviar um pouco a tensão sobre o fígado gorduroso”, finaliza.

Os resultados foram apresentados durante encontro anual da Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular, realizada em conjunto com o encontro de Biologia Experimental 2012, em San Diego.

Fonte: O que eu tenho, Proteína da soja ajuda a eliminar gordura no fígado. Acesso em 23/07/2012.

0 comentários:

Postar um comentário