Google Analytics Alternative

CÁLCIO.

domingo, 5 de abril de 2009

O cálcio é um dos minerais mais abundantes no organismo,
sendo cerca de 99% estão presentes nos tecidos duros,
como ossos e dentes
e o restante estão no sangue, fluídos celulares.
 Você já deve saber que o cálcio é um dos minerais mais abundantes no organismo, sendo cerca de 99% estão presentes nos tecidos duros, como ossos e dentes e o restante estão no sangue, fluídos celulares.
Boas fontes são encontrados nas hortaliças de folhas verdes escuras, nas sardinhas, gergelim, oleaginosas, leite e derivados.
O assunto leite e boa biodisponibilidade do cálcio ainda é assunto controverso. Já, o cálcio presente nas hortaliças verdes escuras possui boa biodisponibilidade e são tanto ou mais ricos em cálcio do que leite e derivados. A vitamina D proporciona melhor absorção do cálcio, assim como proteínas, lactose e a própria acidez do tratointestinal. Prejudicam e competem com a absorção do cálcio, as fibras solúveis, o sal, o ferro, oxalatos (presentes no café, chocolate, espinafre...), excesso de gorduras e de fósforo na dieta.
O excesso no consumo de sal pode levar a perda anual de cálcio na massa óssea. Embora fitatos e oxalatos possam reduzir a absorção de cálcio de cereais integrais e das verduras, ambos as fontes são excelentes fontes do mineral.

O cálcio é essencial para a formação e manutenção da massa óssea e dos dentes, na contração muscular e na transmissão dos impulsos nervosos e coagulação sanguínea. A deficiência pode levar ao raquitismo na infância e osteoporose na fase adulta. Há aumento das necessidades de cálcio durante a gravidez, lactação, infância e adolescência.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário