Google Analytics Alternative

TRIGLICÉRIDES X COLESTEROL

quinta-feira, 16 de abril de 2009
O que têm dentro da sua geladeira?
Claro que você não iria me contar!
O triglicérides, uma gordura que fica armazenada no tecido adiposo, está lá como importante estoque de energia.
Produzido pelo fígado e também proveniente tanto da gordura animal quanto da vegetal. Os alimentos quando consumidos em excesso são transformado em triglicérides no organismo.
O nível de triglicérides aumenta, principalmente, pela má alimentação e pelo excesso de peso corporal (gordura fica armazenado no tecido adiposo), podendo levar a pancreatite.
Para reduzir altos índices de triglicérides são necessários o equilíbrio e educação alimentar.

O colesterol é importante para a manutenção das membranas celulares, síntese de vitamina D, além da produção da bile e hormônios sexuais. Gordura produzida pelo fígado e também proveniente de alimentos de origem animal, como carnes e laticínios. Como há indivíduos com predisposição genética, com disfunção na produção do colesterol.  O colesterol é transportado na circulação sanguínea com as lipoproteínas, LDL, HDL...

O LDL possui baixa densidade e distribui o colesterol do fígado para diversos tecidos e células do corpo. É importante controlar sua quantidade na corrente sanguínea, pois em excesso, o LDL se acumula em artérias podendo levar a aterosclerose, formação de placas de gordura, podendo levar ao infarto (AVC) ou derrame.
Geralmente, o infarto do miocárdio e o derrame cerebral ocorrem devido ao colesterol elevado, triglicérides alto, hipertensão, Diabetes Mellitus, obesidade, hereditariedade... As doenças do coração costumam ser geradas pela alimentação incorreta, falta de atividades físicas e descontinuidade do uso da medicação indicada.
O HDL é uma partícula de alta densidade que tem a função de livrar da circulação o excesso de colesterol e transportando-o para o fígado. O HDL age como protetor das artérias, já que evita o entupimento pelo LDL, diminuindo os riscos de doenças cardiovasculares.
Por Greice Caroline Baggio.

5 comentários:

Anônimo at: 5 de maio de 2009 às 11:45 disse...

Estou com taxa de triglicerides e colesterol total altos. Gostaria de receber um cardápio semanal.

{ ALIMENTO, NUTRIENTE E ANTIOXIDANTE } at: 13 de agosto de 2009 às 22:02 disse...

OBRIGADA POR ACESSAR O BLOG!

VOLTE SEMPRE!

GREICE CAROLINE BAGGIO.

Anônimo at: 25 de maio de 2010 às 23:21 disse...

será quem tem alguma coisa haver de a pessoa ter colesterol e fazer academia é perigoso?

{ Unknown } at: 7 de abril de 2011 às 12:24 disse...

Pode me ajudar? O que mais devo fazer para baixar os triglicerídios? estou com 1250 (é isso mesmo!!), colesterol em 300, TGO e TGP e Gama GT altos também, não tenho nenhum tipo de hepatite, tenho 35 anos, 1,90 mts, 80 Kg (não estou obeso). voltei esta semana a fazer caminhada por 50 min todos os dias e a malhar, cortei cabohidratos da dieta e passei a tomar Crestor 10mg e Cedur 400 (prescrição do meu cardio). Existe mais alguma dica? um cardápio? Obrigado, parabéns pelo blog

{ Unknown } at: 11 de setembro de 2013 às 11:22 disse...

oi, meu pai e minha mãe estão com os triglicerideos altos e também ácido úrico, como eu poderia montar um cardápio para eles?

Postar um comentário