Google Analytics Alternative

Gestantes podem realizar dietas vegetarianas?

segunda-feira, 20 de abril de 2009
Cálcio, ferro, vitaminas A, E e C, merecem atenção,
sabe-se que níveis baixos de ácido fólico e
 vitamina B12 aumentam o
risco de defeitos do tubo neural.
Dietas vegetarianas quando bem planejadas são saudáveis para mulheres gestantes. Entretando, há considerações à serem esclarecidas antes de iniciar qualquer alteração no cardápio. 

Além da importância de uma alimentação completa, rica em todos os nutrientes, e composta por alimentos de todos os grupos, é importante lembrar que alguns nutrientes, como vitaminas e minerais devem preencher as necessidades diárias durante o período gestacional, pois são de total importância para o desenvolvimento e crescimento do feto, além da saúde materna.

Cálcio, ferro, vitaminas A, E e C, merecem atenção, sabe-se que níveis baixos de ácido fólico e vitamina B12 aumentam o risco de defeitos do tubo neural.
Alimentação vegetariana contém baixos níveis de gordura saturada, colesterol e maiores quantidades de antioxidantes, fibras, folato, fitoquímicos. Com exceções, há vegans que deixam a proteína animal, mas a substituem por doces e alimentos industrializados.
Gestantes vegans podem inclusive ter uma melhor saúde do que aquelas consumidoras de carne. Alguns estudos mostram que análises do leite materno de mulheres vegetarianas possuem menor concentração de contaminantes quando comparado ao leite de mulheres não vegetarianas.
Assim, quando bem planejadas são apropriadas para qualquer estágio da vida, desde a gestação, lactação, infância, adolescência, fase adulta à velhice. Se você já realiza uma dieta restrita em alimentos de origem animal, procure o profissional nutricionista para que você possa garantir a ingestão adequada de todos os nutrientes.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário