Google Analytics Alternative

BOM HUMOR: o que os alimentos tem a ver com isso?

sexta-feira, 24 de abril de 2009
Vários estudos têm demonstrado
que certos alimentos ajudam
 a combater a depressão
Estados de emoções negativas como desânimo, tristeza, ansiedade, pessimismo afligem você?

Podem ser em conta não somente de fatores externos, distúrbios fisiológicos, como também da deficiência de nutrientes.
O que é comum nestas situações é a diminuição ou mesmo a falta de neurotransmissores, substâncias que transmitem impulsos nervosos ao cérebro, responsáveis pelas sensações de bem-estar e prazer, como serotonina, dopamina e noradrenalina.

A serotonina é responsável pela sensação de bem-estar, proporciona ação calmante, já a dopamina e a noradrenalina proporcionam disposição e energia ao organismo.
Vários estudos têm demonstrado que certos alimentos ajudam a combater a depressão, a ansiedade e melhorar o humor, pelo fato que estimulam a produção e a liberação destes neurotransmissores.
Alterações no humor também podem estar relacionado ao mal funcionamento do intestino, isto ocorre pois, em torno de 90% da serotonina é produzida no intestino.
Nossos níveis cerebrais dependem da ingestão de alimentos ricos em triptofano e de carboidratos, fontes de triptofano, como damasco, banana com aveia, castanhas. Vitaminas do complexo B, vitamina C e alguns minerais estão envolvidos na modulação do humor, como o cálcio, o magnésio e o zinco.

Fontes de ácido fólico encontrado no espinafre, feijão branco, laranja, maçã, soja, ômega 3 e de selênio são bem-vindas ao bom humor. A vitamina B6 é integrante de uma enzima que participa da produção dos neurotransmissores, encontrada nos cereais integrais, gergelim, alho, banana, atum.
Para manter o bom humor é importante seguir uma dieta equilibrada, não existem alimentos milagrosos quando consumidos isoladamentes, o que conta é a variedade e a combinação adequada entre eles.
É bom lembrar, que alguns distúrbios fisiológicos podem influenciar na liberação e produção dos neurotransmissores, mesmo quando o indivíduo segue uma alimentação adequada.

Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário