Google Analytics Alternative

Saiba mais sobre os FITOTERÁPICOS

sábado, 25 de abril de 2009

...babosa, boldo, camomila, carqueja,
catuaba, erva doce, erva cidreira,
eucalipto, espinheira santa,
ginseng, guaco,
guaraná, hortelã, malva,
quebra-pedra, romã e tanchagem...
 De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) fitoterápicos são definidos como medicamentos convencionais obtidos empregando-se como princípio ativo, exclusivamente vegetais.

São caracterizados pelo conhecimento da eficácia e dos riscos de seu uso, como também pela qualidade. Utlizar plantas com propriedades terapêuticas é uma técnica existente há milhares de anos entre diversos povos, com o objetivo de prevenir, aliviar ou melhorar sintomas, além de curar doenças.
O Brasil possui a maior diversidade de espécies vegetais do mundo, porém quando comparado aos países europeus, está bem abaixo no que se refere ao uso desses recursos naturais.
Gestantes, lactantes, crianças e idosos devem ter cuidado e cautela ao utilizarem produtos.
As plantas medicinais mais procuradas pela população são a babosa, boldo, camomila, carqueja, catuaba, erva doce, erva cidreira, eucalipto, espinheira santa, ginseng, guaco, guaraná, hortelã, malva, quebra-pedra, romã e tanchagem. Como qualquer medicamento, o uso incorreto de fitoterápicos pode ocasionar danos à saúde, como alterações na pressão arterial, problemas no fígado e rins.
É necessário desconfiar de produtos que prometem curas milagrosas, adquirir fitoterápicos apenas em farmácias e drogarias autorizadas pela Vigilância Sanitária e seguir sempre as orientações da bula e rotulagem quando o produto for industrializado.
Em 30 de julho de 2007 os profissionais de nutrição estão autorizados a prescrever os fitoterápicos, conforme Resolução nº 402 publicada pela Anvisa.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário