Google Analytics Alternative

Bebidas esportivas são importantes durante o exercício?

segunda-feira, 27 de abril de 2009
A água é essencial para todos os processos de digestão. absorção excreção que ocorrem no organismo, a água pura é a melhor forma de manter o organismo hidratado.

Sucos, frutas, a água de coco, leite fornecem água e boa parte também é adquirida por outros alimentos, que após digeridos liberam água.
No exercício físico, especialmente se for intenso e prolongado, a reposição de água deve ser frequente. A necessidade de água aumenta para repor as perdas com a respiração e transpiração.
A desidratação mesmo que moderada, pode levar a uma diminuição do fluxo sanguíneo, prejudicar a função cardiovascular e desempenho fisico.

Dependendo do tipo de exercício e ambiente, um indivíduo pode perder até 2,5 litros por hora, para saber em média a quantidade de líquidos perdidos o atleta pode se pesar antes e após os treinos ou competição.
A água corporal total é maior em atletas, do que não atletas, e diminui em quantidades significativas com a idade, pela diminuição da massa muscular.

Em atividades leves, como caminhar e que tenham menos de uma hora de duração, a água pura é suficiente. Em treinos intensos de resistência, correr mais de uma hora, pedalar, jogar uma partida de futebol, apesar da água pura ser essencial, o uso de bebidas que promovem a reposição de água e eletrólitos, podem melhorar o desempenho do atleta, sendo que são rapidamente absorvidas (possuem concentrações adequadas de carboidratos, facilitando o esvaziamento gástrico), geralmente possuem sabor agradável e promovem rápida hidratação, pois possuem eletrólitos que restauram o equilíbrio osmótico.

Na prática de atividade física mais intensa e prolonada deve haver reposição de líquidos a cada 15 e 20 minutos, 2 h antes do exercício ingerir em torno de 500 ml de líquidos e após 1 h de exercício ingerir de 600 a 1200 ml de líquidos por hora de exercício.
O carboidrato é essencial como repositor o gasto energético e evitar fadiga muscular. A concentração ideal de carboidratos encontradas nas bebidas esportivas, deve estar entre 4 a 8g em 100ml,
O uso de bebidas esportivas geralmente deve ocorrer apenas se a perda de peso durante o exercício ultrapassar 2% do peso corporal. Durante o exercícios? Nada de bebidas alcoólicas e bebidas com cafeína como refrigerantes, café, chá.
Por Greice Caroline Baggio.

0 comentários:

Postar um comentário