Google Analytics Alternative

Cerca de 56% de brasileiros sofrem com o excesso de peso.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Mais da metade da população brasileira,
cerca de 56%, sofre com o excesso de peso.
 Mais da metade da população brasileira, cerca de 56%, sofre com o excesso de peso.

O estudo realizado pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), produzido pelo Ministério da Saúde e pela Universidade de São Paulo (USP), mostrou que 43,3% da população estão com sobrepeso e 13% estão obesos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera com sobrepeso as pessoas que estão com Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou superior à 25, e obesaidade indivíduos com IMC a partir de 30.

Detalhes que merecem destaque:
- O brasileiro está consumindo mais frutas e hortaliças e evitando gorduras;
- A obesidade está cada vez mais relacionada ao consumo de carboidratos do que ao de gorduras;
- Um fator que trouxe preocupação é o aumento do consumo abusivo do álcool.

A OMS considera consumo abusivo de álcool a ingestão de mais de quatro doses para mulheres e cinco doses para homens em um mesmo momento; Sendo que houve uma queda no tabagismo, que passou a atingir 15,2% da população em 2008;

- O diagnóstico médico prévio de hipertensão arterial também teve um aumento, os números subiram de 21,6% dos entrevistados em 2006, para 23,1% em 2008.

Com a maior oferta de alimentos industrializados, refeições realizadas de forma menos prazerosa e sempre em curto espaço de tempo, temos uma forte tendência para elevação de peso, levando ao sobrepeso e doenças crônicas como Obesidade, Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial.
O aumento no consumo de frutas e verduras e menor ingestão de gorduras não é, por si só, sinônimo de boa saúde e peso adequado, são inúmeros fatores a serem levados em consideração. O Equilíbrio Nutricional e Reeducação Alimentar são pontos chaves para melhor qualidade de vida para todos os indivíduos.

0 comentários:

Postar um comentário