Google Analytics Alternative

OLIVA E SEUS BENEFÍCIOS ANTIINFLAMATÓRIOS.

domingo, 29 de março de 2009
A principal propriedade do óleo de oliva é a
sua riqueza em antioxidantes,
que o tornam uma gordura única.
Benefícios do óleo de oliva
Pesquisadores do Hospital Rainha Sofia, na Espanha, comprovaram os efeitos benéficos do óleo de oliva para a saúde, demonstrando que o consumo da variedade extra virgem do óleo diminui os mediadores antiinflamatórios em pessoas saudáveis.

Pablo Pérez Martínez e José López Miranda estudaram a influência dos micronutrientes de determinadas gorduras sobre as doenças cardiovasculares, o diabetes e o câncer. Foram comparadas as gorduras encontradas no óleo de oliva extra virgem, nas castanhas e na manteiga.

Os dados revelam que os melhores benefícios antiinflamatórios são alcançados com a dieta à base de óleo de oliva extra virgem. Uma dieta à base de castanhas apresenta benefícios intermediários e uma dieta à base de manteiga causa efeitos danosos aos mediadores antiinflamatórios.

Micronutrientes
Os pesquisadores observaram que os participantes do estudo que consumiram o óleo de oliva extra virgem apresentaram uma redução na concentração plasmática de outras moléculas expressas nas paredes dos vasos sanguíneos e que favorecem as inflamações, confirmando os efeitos antiinflamatórios do óleo.

Os pesquisadores atribuem esse efeito benéfico do óleo de oliva, pelo menos em parte, à elevada presença de micronutrientes e, apesar de ainda não se conhecer os efeitos da maioria deles, à possível ação direta desses micronutrientes, de forma similar ao funcionamento dos medicamentos antiinflamatórios.

"A principal propriedade do óleo de oliva é a sua riqueza em antioxidantes, que o tornam uma gordura única. Desta forma, nós devemos descobrir quais são os valores adicionais de seus componentes, pois esta é a única forma de garantir que uma dieta saudável deve conter o óleo de oliva como sua gordura principal," diz o Dr. Martínez.
Pesquisas já feitas até o momento demonstram que o óleo de oliva reduz o colesterol ruim (LDL), baixa a pressão arterial, melhora o controle do diabetes e reduz a tendência de se sofrer de trombose.

Fonte: Diário da saúde, Óleo de oliva extra virgem tem efeitos antiinflamatórios, 20/01/09.

0 comentários:

Postar um comentário