Google Analytics Alternative

SUPLEMENTOS VITAMÍNICOS PODEM REDUZIR O RISCO DE CÂNCER, SEGUNDO PESQUISA.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012
A ingestão de suplementos vitamínicos, geralmente associada à prevenção de deficiências nutricionais, pode reduzir o aparecimento de câncer. É o que mostra um estudo americano que acompanhou cerca de 15.000 homens durante mais de dez anos, publicado nessa quarta-feira no periódico Journal of the American Medical Association (JAMA).
 
CONHEÇA A PESQUISA
Título original: Multivitamins in the Prevention of Cancer in Men - The Physicians' Health Study II Randomized Controlled Trial
Onde foi divulgada: periódico Journal of the American Medical Association
Quem fez: J. Michael Gaziano; Howard D. Sesso; William G. Christen; Vadim Bubes; Joanne P. Smith; Jean MacFadyen; Miriam Schvartz; JoAnn E. Manson; Robert J. Glynn; Julie E. Buring
Dados de amostragem: 14.641 homens americanos com mais de 50 anos
Resultado: O grupo que ingeriu um comprimido multivitamínico por dia durante dez anos apresentou uma redução de 8% nos casos de câncer, em comparação com o grupo de controle, que ingeriu placebos.


Os participantes, acima dos 50 anos de idade, foram divididos em dois grupos: um deles ingeriu um comprimido multivitamínico por dia, enquanto o outro tomou placebos. Após o período analisado, o grupo que ingeriu os suplementos vitamínicos apresentou uma quantidade de casos de câncer 8% menor do que outro. O câncer de próstata, porém, foi a única variação da doença que não teve a incidência reduzida pelo estudo.

De acordo com a pesquisa, a redução da incidência da doença apresentada no estudo mostra que uma combinação de vitaminas e sais minerais, como a contida no multivitamínico, pode ser de grande importância para a prevenção do câncer. "O papel de uma estratégia de prevenção de câncer focada na alimentação, como consumo de frutas e verduras, continua sendo promissor, mas ainda não é comprovado, dada a inconsistência das evidências", disseram os autores.

Mais importante que vitaminas — Para Artur Katz, chefe do serviço de oncologia clinica do Hospital Sírio Libanês, o estudo pode dar pistas para uma possível prevenção, mas apresenta alguns problemas. "É muito difícil em um estudo com 15.000 homens monitorar os efeitos de um único fator. Cada um tem um tipo de hábito, um peso, podem fumar ou não, é difícil anular tudo e avaliar apenas os efeitos das vitaminas", afirma.

Além disso, ele explica que uma pessoa bem nutrida extrai todas as vitaminas de que precisa de sua dieta, não existindo necessidade de ingerir suplementos vitamínicos. Kartz receia que, ao ingerir vitaminas, as pessoas deixem de prestar atenção a outros fatores essenciais para a prevenção do câncer. "Se alguém tiver que escolher uma única coisa para fazer,a mais importante é parar de fumar. Se já não fuma, ela deve controlar o peso e fazer exercícios, que que é mais importante do que tomar vitaminas", diz o médico.
 
Fonte: Veja, Vitaminas ajudam a prevenir câncer, diz estudo. Pesquisa realizada nos Estados Unidos com cerca de 15 mil homens mostrou uma diminuição de 8% na incidência de câncer entre os que ingeriram um comprimido por dia. Acesso em 24/10/2012.

0 comentários:

Postar um comentário