Google Analytics Alternative

DIAS QUENTES EXIGEM CUIDADOS.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012
A tontura é uma das queixas mais comuns nos consultórios médicos e pode ter diversas causas, que em geral, estão ligadas ao labirinto, órgão do sistema nervoso que está relacionado à audição e à percepção de posição do corpo.
 
Esses desequilíbrios são comuns em dias de muito calor e, para evitar que isso aconteça, é importante se hidratar, beber muita água e comer alimentos leves e frutas com bastante água. Segundo a pediatra Ana Escobar, as pessoas devem também evitar movimentos bruscos durante os dias muito quentes. Ao acordar e levantar, é ideal que os movimentos sejam realizados devagar para que não desencadeie crises de tontura.
 
 
Existem também outras causas como estresse, hipoglicemia, jejum prolongado, anemia, gripe, enxaqueca, queda de pressão, medicamentos, doenças cardiovasculares e o uso de bebidas alcoólicas. Quando o labirinto é afetado por fatores infecciosos, inflamatórios ou decorrentes de tumores, a pessoa fica com a sensação de ter perdido o equilíbrio.

Para funcionar perfeitamente, o labirinto precisa de energia, ou seja, glicose, por isso ficar sem comer por muito tempo pode causar problemas. Alimentos doces, como uma barra de cereal ou uma banana, ou até mesmo açúcar já podem minimizar o efeito da tontura. Falta de oxigênio, desidratação e baixo fluxo sanguíneo também comprometem o funcionamento do labirinto e do cérebro como um todo.

Esse baixo fluxo sanguíneo pode ser desencadeado pelo estresse, que causa maior carga de adrenalina. Além disso, quem se estressa fica com a respiração mais curta, o que faz com o que o pulmão retenha mais gás carbônico e atrapalhe a oxigenação do sangue.

Para que o sangue volte para a cabeça em casos de crises de tontura, a recomendação é abaixar a cabeça ou deitar com as pernas para cima.

Pessoas que consomem bebidas alcoólicas podem ter tontura e também vertigem. A tontura é uma ilusão de movimento que a pessoa tem de si mesma e do ambiente e pode causar vontade de desmaiar, sensação de cabeça vazia e desequilíbrio.


Já a vertigem dá a sensação de que o ambiente gira em torno da pessoa ou de que ela está girando em torno do ambiente e pode causar enjoos – situação característica em quem acabou de beber.

O álcool causa intoxicação do labirinto, o que também diminui os níveis de glicose no sangue, prejudica a descarga de informação que o labirinto manda para o cérebro e dá a sensação de tudo estar girando. O nervo vago, então, tenta eliminar a causa da irritação no labirinto (o álcool) e faz com que o estômago queira jogá-la fora, o que causa o enjoo e os vômitos.


Além do labirinto, existem outros dois sistemas no corpo responsáveis por mantê-lo equilibrado: a propriocepção (capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo) e a visão.

Quando estão em sintonia, esses sistemas garantem o equilíbrio. Situações como viagens de navio ou viagens de carro podem causar desequilíbrio entre esses sistemas, ou seja, o movimento detectado pela visão tira a referência do labirinto, causando enjoo e tontura.

Algumas pessoas, no entanto, sofrem mais com esses problemas porque são mais sensíveis e perdem o equilíbrio com mais facilidade. Por exemplo, os idosos já têm as estruturas do corpo mais degeneradas e sofrem muitas quedas por tontura. Alterações no organismo ao longo do tempo causam compressão dos vasos e dificultam a ida do sangue para o cérebro e para o labirinto, o que deixa o idoso tonto apenas ao levantar a cabeça, abaixar ou levantar.
 
Fonte: G1, Calor forte, hipoglicemia e estresse podem ser causas de tontura. Desequilíbrio é uma das queixas mais comuns nos consultórios médicos. Dias quentes exigem cuidados; é importante evitar movimentos bruscos. Acesso em 31/10/2012.

0 comentários:

Postar um comentário