Google Analytics Alternative

RESTRIÇÃO CALÓRICA RETARDA O ENVELHECIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DE DOENÇAS, SEGUNDO PESQUISA.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Consumir menos calorias retarda o envelhecimento e o desenvolvimento de doenças relacionadas à idade como o câncer e o diabetes tipo 2. É o que afirmam pesquisadores da University of Gothenburg, da Suécia, que observam ainda que quanto mais cedo a ingestão de calorias for diminuída, melhor o efeito. Os resultados se baseiam na identificação das enzimas que impulsionam o processo de envelhecimento.
 
"Conseguimos mostrar que a restrição calórica retarda o envelhecimento ao prevenir que uma enzima, a peroxiredoxina, seja desativada. Esta enzima também é extremamente importante para neutralizar as lesões em nosso material genético", disse Mikael Molin, do departamento de biologia molecular e celular.
Ao reduzir a ingestão de açúcar e de proteínas regularmente, sem reduzir a de vitaminas e minerais, os pesquisadores demonstraram previamente que os macacos podem viver vários anos a mais do que o esperado. O método também foi testado em peixes, ratos e fungos, moscas e leveduras, com resultados favoráveis. A restrição calórica também tem efeitos favoráveis sobre a saúde e retarda o desenvolvimento de doenças relacionadas ao envelhecimento. Apesar disso, os pesquisadores desta área têm achado difícil explicar exatamente como a restrição calórica produz estes efeitos favoráveis.
Utilizando células de levedura como um modelo, a equipe de pesquisa da University of Gothenburg identificou com sucesso uma das enzimas necessárias. Eles conseguiram mostrar que a peroxiredonina ativa 1, Prx1, uma enzima que quebra o peróxido de hidrogênio prejudicial nas células, é necessária para que a restrição calórica funcione corretamente.
 
Envelhecimento pode ser atrasado
Os resultados mostram que a Prx1 é danificada com o envelhecimento e perde a sua atividade. A restrição calórica neutraliza isso ao aumentar a produção de uma outra enzima, a Srx1, que repara a Prx1. Surpreendentemente, o estudo também mostra que o envelhecimento pode ser retardado sem restringir-se as calorias, somente aumentando-se a quantidade de Srx1 na célula. O reparo da peroxiredoxina Prx1 consequentemente emerge como um processo essencial no envelhecimento.
O funcionamento prejudicado da Prx1 leva a vários tipos de defeitos genéticos e ao câncer. Por outro lado. Os pesquisadores podem agora especular se o aumento no reparo da Prx1 durante o envelhecimento pode neutralizar, ou pelo menos retardar, o desenvolvimento de câncer.
 
As peroxiredoxinas também demonstraram ser capazes de impedir que as proteínas sejam danificadas e que acumulem-se, um processo que liga-se com vários distúrbios relacionados ao envelhecimento que afetam o sistema nervoso, como o Alzheimer e o Parkinson. Os pesquisadores estão, portanto, considerando também se a estimulação da Prx1 pode reduzir e retardar processos destas doenças.
 
Fonte: I Saúde, Consumir menos calorias retarda o envelhecimento e o desenvolvimento de doenças. Restrição calórica previne que a enzima peroxiredoxina - importante para neutralizar lesões no material genético - seja desativada. Acesso em 31/10/2012.

0 comentários:

Postar um comentário