Google Analytics Alternative

CARBOIDRATOS EM EXCESSO AUMENTAM AS CHANCES DE TRANSTORNO COGNITIVO LEVE EM IDOSOS.

sábado, 20 de outubro de 2012


Pessoas acima de 70 anos que ingerem alta quantidade de carboidratos têm quatro vezes mais chances de desenvolver transtorno cognitivo leve. É o que mostra estudo de pesquisadores da Mayo Clinic, nos EUA.
 
A pesquisa sugere que esse risco é ainda maior se a pessoa apresenta também um alto consumo de açúcar.
Uma equipe de médicos, enfermeiros e neurocirurgiões acompanhou 1.230 pessoas com idades entre 70 e 89 anos durante um ano. Eles recolheram dados sobre o que os participantes comeram e avaliaram suas funções cognitivas. Desses participantes, 940 que não demonstraram sinais de prejuízo cognitivo foram convidados a retornar para acompanhamento e avaliação.
 
Durante 4 anos de estudo, 200 participantes começaram a mostrar comprometimentos leves, como problemas com memória, julgamento e linguagem.
Os resultados mostraram que aqueles que relataram ter ingerido grande quantidade de carboidrato no início da pesquisa foram considerados 1,9 vezes mais propensos a desenvolver transtorno cognitivo leve em comparação com aqueles que ingeriram uma quantidade menor.
De forma semelhante, participantes que consumiram muito açúcar foram 1,5 vezes mais propensos ao desenvolvimento do transtorno.
A pesquisa revela ainda que as pessoas que consomem grande quantidade de proteína e gordura são menos propensas a problemas cognitivos.
 
"A pesquisa destaca a importância de se ter uma dieta bem equilibrada. É importante ter uma alimentação balanceada de carboidratos, açúcares, gordura e proteína, já que cada um desses nutrientes tem seu papel no organismo", conclui o autor Rosebud Roberts.
 
Fonte: I Saúde, Carboidrato e açúcar em excesso aumentam risco de transtorno mental em idosos. Estudo mostra ainda que alimentos ricos em gordura e proteína parecem proteger desempenho cognitivo em pessoas acima de 70 anos. Acesso em 20/10/2012.

0 comentários:

Postar um comentário