A pesquisa sugere que esse risco é ainda maior se a pessoa apresenta também um alto consumo de açúcar.
Uma equipe de médicos, enfermeiros e neurocirurgiões acompanhou 1.230 pessoas com idades entre 70 e 89 anos durante um ano. Eles recolheram dados sobre o que os participantes comeram e avaliaram suas funções cognitivas. Desses participantes, 940 que não demonstraram sinais de prejuízo cognitivo foram convidados a retornar para acompanhamento e avaliação.
Durante 4 anos de estudo, 200 participantes começaram a mostrar comprometimentos leves, como problemas com memória, julgamento e linguagem.
Os resultados mostraram que aqueles que relataram ter ingerido grande quantidade de carboidrato no início da pesquisa foram considerados 1,9 vezes mais propensos a desenvolver transtorno cognitivo leve em comparação com aqueles que ingeriram uma quantidade menor.
De forma semelhante, participantes que consumiram muito açúcar foram 1,5 vezes mais propensos ao desenvolvimento do transtorno.
A pesquisa revela ainda que as pessoas que consomem grande quantidade de proteína e gordura são menos propensas a problemas cognitivos.
"A pesquisa destaca a importância de se ter uma dieta bem equilibrada. É importante ter uma alimentação balanceada de carboidratos, açúcares, gordura e proteína, já que cada um desses nutrientes tem seu papel no organismo", conclui o autor Rosebud Roberts.
Fonte: I Saúde, Carboidrato e açúcar em excesso aumentam risco de transtorno mental em idosos. Estudo mostra ainda que alimentos ricos em gordura e proteína parecem proteger desempenho cognitivo em pessoas acima de 70 anos. Acesso em 20/10/2012.
0 comentários:
Postar um comentário