Google Analytics Alternative

DORMIR MENOS DO QUE 8 HORAS PODE CONTRIBUIR À OBESIDADE EM ADOLESCENTES.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012
Dormir menos de 8 horas por noite aumenta risco de obesidade entre adolescentes. É o que sugere estudo apresentado na reunião anual do American College of Chest Physicians (ACCP), nos Estados Unidos.
 
Os dados revelam quanto menos horas dormidas, mais altas as taxas de índice de massa corporal (IMC).
De acordo com os pesquisadores, o sono é o alimento para o cérebro. Quando os adolescentes não dormem o suficiente, eles adormecem na sala de aula, a luta para se concentrar, olhar e sentir estressado, adoecem com mais frequência, e não cumprem as obrigações devido ao cansaço. "Os adolescentes que dormem menos de oito horas também podem consumir mais calorias do que aqueles que dormem mais de oito horas. Portanto, eles têm maior risco de obesidade e problemas de saúde associados, incluindo pressão arterial alta, doença cardíaca e derrame", revela a autora do estudo Lata Casturi, do Baylor College of Medicine, nos Estados Unidos.
Casturi e colegas pesquisaram 255 adolescentes (108 meninos e 147 meninas) na escola para obter medidas auto-referidas de peso e altura e avaliar a quantidade de sono nos dias úteis e nos finais de semana.
 
Entre os meninos, os resultados indicaram que o tempo médio de sono em dias úteis foi de 6 horas e 32 minutos, e nos finais de semana, a média foi de 9 horas e 10 minutos. Entre as meninas, o tempo de sono médio durante a semana foi de 6 horas e 30 minutos, e a duração média do sono no fim de semana chegou a 9 horas e 22 minutos.
Os adolescentes que dormiam sete horas ou menos durante a semana tinham um IMC médio 3,8% maior do que aqueles que dormiam mais de sete horas. Da mesma forma, as meninas que dormiam sete horas ou menos tinham um IMC 4,7% maior do que as meninas com mais de 7 horas de sono por dia da semana.
 
Como a falta de sono realmente afeta o ganho de peso? Segundo os pesquisadores, os hormônios leptina e grelina trabalham em um sistema de equilíbrio para controlar a sensação de fome e saciedade. Grelina, que é produzida no trato GI, estimula o apetite, enquanto que a leptina, produzida nas células adiposas, envia um sinal para o cérebro quando uma pessoa está saciada. "Quando uma pessoa não dorme o suficiente, isso impulsiona os níveis de leptina a se reduzirem, o que significa que ela não se sente satisfeita depois de comer. Falta de sono também faz com que os níveis de grelina subam, o que significa que o apetite é estimulado, assim a pessoa quer mais comida. Os dois fatores combinados podem definir o cenário para a alimentação em excesso, que, por sua vez, pode levar ao ganho de peso", explica o coautor Radha Rao, da VA Medical Center.
 
Além disso, após o ajuste para possíveis variáveis , a curta duração do sono curto (menos 8 horas) continuou associada com a obesidade em adolescentes. Uma correlação negativa também foi encontrada entre a duração do sono nos dias úteis e a obesidade em meninos, com o menor número de horas de sono durante a semana associado com o maior IMC. Não houve correlação evidente entre obesidade e horas de sono na semana em meninas adolescentes.
 
Os pesquisadores acreditam que a diferença relacionada com o sexo durante o sono e ganho de peso pode ser devido às diferenças na composição corporal durante a puberdade. "Meninos e meninas experimentam taxas diferentes de crescimento e secreção hormonal durante a adolescência. Os fatores do sono que podem ter impacto no metabolismo podem aumentar o ganho de peso de forma diferente nos dois sexos", revela Casturi.
 
Além do ganho de peso, falta de sono durante a adolescência pode resultar em maus hábitos de sono que continuam na idade adulta e em consequências em longo prazo sobre a saúde. "A privação do sono pode ter um impacto imediato no nosso desempenho físico e função cognitiva, mas também pode levar a problemas de saúde mais tarde na vida, incluindo condições cardiovasculares e respiratórias. Desenvolver bons hábitos de sono na adolescência pode ajudar a reduzir o risco de problemas de saúde relacionados na idade adulta", observa o presidente do American College of Chest Physicians, David Gutterman.
 
Fonte: I Saúde, Dormir menos de 8 horas por noite contribui para obesidade em adolescentes. Estudo revela que quanto menos horas dormidas mais alto é o índice de massa corporal entre meninos jovens. Acesso em 24/10/2912.

0 comentários:

Postar um comentário