Google Analytics Alternative

CERCA DE 30% DAS MULHERES TERÃO OSPEOPOROSE APÓS A MENOPAUSA.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012
Uma em cada três brasileiras irão desenvolver osteoporose, doença que enfraquece os ossos, após a menopausa, aponta estudo da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso). Apesar do alto percentual entre a população feminina, apenas 39% das mulheres com mais de 45 anos já fizeram algum exame para detectar a doença. Para reforçar a necessidade de prevenção e do diagnóstico precoce, a associação promove, neste sábado (20), no Dia Mundial de Combate à Osteoporose, a campanha nacional Seja Firme Forte.
 
Para isso, estão sendo distribuídas cartilhas com orientações sobre a doença em Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Em São Paulo, as ações ocorreram na Estação Liberdade do metrô, no centro. Nas atividades também haverá o cadastramento de mulheres com mais de 65 anos que nunca tenham feito uma densitometria óssea, exame que mede a densidade mineral óssea e a compara com padrões para idade e sexo. Elas poderão fazer o exame gratuitamente na clínica médica Casa Branca, que integra a campanha na capital paulista.
 
Até 3 mil mulheres paulistas, durante os meses de novembro a janeiro, devem ser atendidas pela iniciativa. " Nessa faixa etária ainda existem muitas mulheres que não fizeram o exame" , disse Vinícius Finardi, coordenador de atendimento ao cliente da clínica.
Levantamento feito pela Abrasso mostra que dos 1.717 equipamentos para o exame em funcionamento atualmente, apenas 367 estão no Sistema Único de Saúde (SUS). Também há grande disparidade do ponto de vista regional, já que a maior parte dos aparelhos, 1.222 do total, está localizada nas regiões Sul e Sudeste.
 
Entre a população masculina com mais de 65 anos, a frequência da osteoporose é apenas 10%. A proporção é dez mulheres para cada homem com a doença.
A Abrasso aponta que 90% das mulheres não consomem a quantidade de cálcio recomendada. A prevenção deve começar na infância, por meio de uma alimentação equilibrada e rica em cálcio, presente, principalmente, em leite e derivados. Por ser uma doença que não causa dor, muitas vezes o diagnóstico é feito somente após a primeira fratura, provocada pela fragilidade dos ossos.

Com informações da Agência Brasil.
 
Fonte: I Saúde, Cerca de 30% das mulheres terão osteoporose após a menopausa, diz Abrasso. Apesar do alto percentual, apenas 39% com mais de 45 anos já fizeram algum exame para detectar a doença. Acesso em 22/10/2012.
Image retirada de Portal 3ª idade.

0 comentários:

Postar um comentário