Google Analytics Alternative

CONSUMO DE CAFÉ ACELERA RECUPERAÇÃO INTESTINAL APÓS CIRURGIA DE CÓLON.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012
Cientistas do University Hospital Heidelberg, na Alemanha, descobriram que o consumo de café acelera a recuperação intestinal após a cirurgia de cólon.
 
Os resultados sugerem que pacientes que tomavam café, em vez de água, após a cirurgia para remover uma parte do cólon experimentaram um retorno mais rápido dos movimentos intestinais e da tolerância a alimentos sólidos.
 
"A obstrução intestinal pós-operatória é um problema comum que segue a cirurgia abdominal e o objetivo deste estudo foi testar nossa teoria de que o café poderia ajudar a aliviar este problema", afirma a autora Sascha Müller.
A equipe recrutou 80 pacientes que foram separados em grupos que receberam café e água antes da operação.
As características dos pacientes foram semelhantes em ambos os grupos. A média de idade foi de 61 anos e 56% eram do sexo masculino.
Pouco mais da metade (56 %) teve câncer de cólon, 28% tinham doença diverticular (um problema estrutural com a parede do cólon), 13% tinha doença inflamatória intestinal e 4% tinham outras condições. A maioria dos participantes passou por cirurgia aberta e o restante recebeu cirurgia laparoscópica.
 
Os pacientes receberam 100 ml de café ou água três vezes por dia.
Os resultados mostraram que o tempo para primeira evacuação após a cirurgia foi de pouco mais de 60 horas no grupo de café e 74 horas no grupo que recebeu água.
 
O grupo que tomou café foi capaz de tolerar alimentos sólidos em pouco mais de 49 horas, em comparação com 56 horas do outro grupo.
Segundo, os pesquisadores, o tempo de permanência hospitalar e problemas de saúde foram semelhantes em ambos os grupos.
 
"O estudo mostrou que o tempo da primeira evacuação após a cirurgia foi muito menor nos consumidores de café do que entre os bebedores de água. Não está claro como o café estimula o intestino e a cafeína parece ter sido descartada por estudos anteriores, que descobriu que o café descafeinado, que não foi usado neste estudo, também tem efeitos benéficos", afirma Müller.
A equipe conclui quem, seja qual for o mecanismo, o consumo de café no pós-operatório é uma forma barata e segura para ativar a motilidade do intestino após a cirurgia colônica eletiva.

 
Fonte: I Saúde, Consumo de café acelera a recuperação intestinal após cirurgia de cólon. Pacientes que tomavam café após operação para remover parte do cólon desenvolveram tolerância mais precoce a alimentos sólidos. Acesso em 12/10/2012.

1 comentários:

{ Proctoclin } at: 6 de dezembro de 2013 às 16:20 disse...

Não tomando-o exageradamente.

Postar um comentário